Biblioteca manual online 2023-01-31T09:02:36+00:00

MANUAL DE

ORIENTAÇÃO ON-LINE

TÍTULO DA NORMA: NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação

AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

DATA: 16.05.2018

Objetivo : A norma tem por objetivo estabelecer um padrão para a elaboração e apresentação de artigos em publicações periódicas (técnicas e/ou científicas).

Definições:

  • artigo técnico e/ou científico é definido pela ABNT (2003, p. 2), como parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute:

– ideias;
– métodos;
– técnicas;
– processos;
– e resultados, nas diversas áreas do conhecimento.

  • artigo de revisão é “parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.” (ABNT, 2018, p. 1.).
  • artigo original é “parte de uma publicação que apresenta tema ou abordagens originais.” (ABNT, 2018, p. 1).  Como exemplo, podemos citar os relatos de experiências de pesquisa, estudo de caso, entre outros.

Cabe acrescentar a breve descrição de Day (1990) quando define artigo científico como, uma comunicação escrita e publicada que descreve os resultados originais de uma pesquisa e é através dele que os pares do autor/pesquisador poderão repetir os experimentos e comparar os resultados.

Estrutura do artigo científico

A estrutura do artigo científico compreende: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos são classificados em duas categorias: obrigatórios e opcionais. Para facilitar a compreensão, os elementos obrigatórios estão assinalados em vermelho. Os demais são elementos opcionais.

> Elementos pré-textuais – São os elementos que antecedem a parte textual do trabalho. Auxiliam na identificação e utilização do artigo.

São eles: Título (no idioma do artigo);  Título em outro idioma;  Nome(s) do(s) autor(es);  Resumo (no idioma do artigo); Resumo (em outro idioma); Datas de submissão e aprovação do artigo;  Identificação e disponibilidade.

> Elementos textuais – Parte do trabalho onde é exposto o texto, propriamente dito.

São eles: Introdução; DesenvolvimentoConsiderações finais.

> Elementos pós-textuais – São os elementos que sucedem a parte textual do trabalho, com a função de complementar o texto.

São eles: Referências;  Glossário;  Apêndice;  Anexo;  Agradecimentos.

A seguir, a biblioteca disponibiliza as regras gerais de apresentação para artigos técnicos e/ou científicos. Para informações adicionais, entrar em contato com o professor orientador e/ou com a Biblioteca (através do endereço eletrônico biblio@unorte.edu.br,  Profª Mírian Rocha).

Regras para apresentação

Os elementos apresentados a seguir devem constar na ordem que se segue.

1 Elementos pré-textuais:

  • O título e subtítulo (se houver) devem constar na abertura do artigo.
  • Os dois elementos devem aparecer de forma diferenciada tipograficamente ou separados por dois-pontos (:).

Exemplos:

Biblioteca universitária: sua representatividade no contexto acadêmico e social
ou
Biblioteca universitária sua representatividade no contexto acadêmico e social.

  • O nome do autor deve constar logo após o título, de forma direta.  Ex.: Maria Diniz   
  • Abreviar o prenome é opcional.   Ex.: M. Diniz
  • No caso de vários autores:  usar uma mesma linha para registrar os nomes e separe-os por vírgula.   Ex.:  Maria Diniz, Saulo Martins, Pedro Dias.   Ou, se preferir, registrar os nomes em linhas distintas.
  • Apresentar um breve currículo do(s) autor(es), acompanhado da vinculação corporativa e o endereço para contato.  A norma recomenda que o registro dos dados sobre vinculação e endereço sejam impressos em nota (usar um sistema de chamada próprio, distinto do sistema adotado para as citações no texto).
  • Texto constituído por 100 a 250 palavras, que represente os pontos relevantes do artigo, numa sequência de frases concisas e objetivas, digitado em parágrafo único. Não deve ser uma enumeração de tópicos.
  • É recomendável evitar símbolos/contrações/reduções, a menos que sejam de uso corrente.
  • No caso de fórmulas, equações e diagramas, apenas utilize em casos imprescindíveis. Nesses casos, é necessário defini-los quando mencionados logo na primeira ocorrência.
  • Normalmente, para artigos técnicos e/ou científicos, a recomendação é que seja um resumo informativo, que integra finalidade(s), metodologia, resultados e conclusões do artigo, de modo que possa até mesmo, dispensar a leitura completa do artigo.
  • É recomendável conjugar os verbos em terceira pessoa.
  • Logo abaixo do resumo, inserir as palavras-chave que representam o conteúdo do artigo. Aparecem precedidas da expressão “Palavras-chave“, seguida por dois pontos (:). Gravar as palavras-chave com letras minúsculas (exceto nomes próprios e científicos), separá-las por ponto e vírgula (;) e finalizar com um ponto (.).       Ex.  Palavras-chave:  sustentabilidade; meio ambiente; ecologia profunda.
  • O resumo deve obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 6028 da ABNT.  Última atualização: 18.05.2021.

Exemplo de resumo:

Resumo

A biblioteca universitária está inserida não só no contexto acadêmico, como também no social. O avanço tecnológico gerou novos paradigmas e com isso foi capaz de atender plenamente a comunidade em geral, alunos, professores e funcionários. Nesse sentido, passou a atuar no contexto social, já que as instituições de ensino superior oferecem além do ensino e pesquisa, os serviços de extensão. Dessa forma, hoje a comunidade é favorecida pelos mesmos serviços que a comunidade acadêmica, refletindo e inserindo a população no contexto informacional. Estamos diante da sociedade da informação e esse é o novo perfil das bibliotecas universitárias.

Palavras-chave: bibliotecas universitárias; sociedade da informação.

  • Indicar dia, mês e ano da submissão e aprovação do artigo.

2 Elementos textuais:

A introdução de um artigo científico deve apresentar o tema, sua delimitação em relação ao assunto tratado, os objetivos da pesquisa e informações adicionais indispensáveis para situar o tema do artigo. É importante conceituar o assunto, objeto de estudo e, além disso, deve-se esclarecer o ponto de vista sob o qual está sendo enfocado o tema proposto.

As citações no decorrer do texto compõem a fundamentação teórica, também chamada de revisão da literatura. TODA informação mencionada no texto do trabalho de autoria deve ser devidamente registrada de acordo com a norma NBR 10520 da ABNT. Podem ser transcritas na íntegra ou pode-se reproduzir somente as ideias centrais.

Na introdução é importante também que seja revelada a justificativa do trabalho, ou seja, qual o motivo que levou o autor à escolha do tema proposto. Assim como é crucial que sejam revelados os principais resultados obtidos através do estudo realizado.

Todos os itens citados acima, devem ser redigidos numa sequência lógica, de forma clara e objetiva. Não esquecer que está sendo elaborado um texto em linguagem científica!

Segundo Galliano (1979), apesar da introdução ser literalmente a primeira parte textual de um trabalho científico, deve ser a última a ser redigida, já que constitui a apresentação geral do trabalho (visão do todo).

Parte do trabalho que contém a exposição pormenorizada do assunto tratado, ordenado em seções e subseções (NBR 6024/ABNT), que variam considerando a abordagem do tema e do método utilizado.

O tipo de pesquisa é que irá definir a composição do desenvolvimento do trabalho. Os títulos apresentados no desenvolvimento ficam à critério do autor.

Parte final do artigo. O autor deve apresentar nas considerações, de forma clara e objetiva, uma resposta aos objetivos e/ou hipóteses do trabalho, partindo da relação entre os mesmos e os resultados obtidos.

Em alguns tipos de pesquisa, é o fechamento que logicamente decorre da problemática levantada e exposta na Introdução, explicitada no item Material e Método, e devidamente analisada, comprovada, interpretada e criticada nos itens Resultados e Discussão. Portanto, nenhuma informação esclarecida nos itens anteriores deve constar nas Considerações Finais.

3 Elementos pós-textuais:

  • Elemento obrigatório.
  • É a sequência de referências, ordenadas numa única lista.  Ou seja, o elemento “Referências” consiste na lista de referências das obras citadas no decorrer do texto do artigo técnico e/ou científico.
  • Para compor cada referência da lista, adotar as normas da NBR 6023 da ABNT.  Consultar o link “Referências” do Manual online.
  • Como regras gerais de apresentação, elaborar cada referência em espaço simples, com alinhamento à margem esquerda do texto. Na lista de referências, o espaço de separação entre uma referência e outra, deve ser de um linha em branco de espaço simples.

Ex.:             ALLGAYER, Eni. Escravidão, negros e índios: realidade, história e mitos. Porto Alegre: Rígel, 2005.

                    GITOMER, Jeffrey. O livro de ouro da atitude yes! São Paulo: M. Books, 2008.

  • Elemento opcional.
  • Lista de palavras ou termos técnicos que foram utilizados no texto do artigo técnico e/ou científico, seguidos dos respectivos significados.
  • A lista deve seguir a ordem alfabética.

Padrão adotado pela Unorte:

  • O glossário deve ser incluído no artigo técnico e/ou científico como um elemento pós-textual, se o número de palavras ou termos técnicos for representativo. Para a inclusão de um número pequeno de termos, o glossário deve ser dispensado e essas informações devem constar em notas explicativas.
  • Elemento opcional.
  • Consiste em acréscimo, complemento ou suplemento elaborado pelo autor. Serve para complementar, sem prejudicar a composição do texto.

Para elaborar o(s) Apêndice(s):

  • Deve(m) constar logo após o elemento “Glossário” e na ausência deste, após o elemento “Referências”.
  • Identificar os apêndices por letras maiúsculas consecutivas, travessão e os respectivos títulos (com o mesmo destaque tipográfico que receberam nas seções.
  • Os apêndices devem ser inseridos um em cada folha.

Observação: Quando esgotadas as 26 letras do alfabeto, recomenda-se usar as letras maiúsculas dobradas, para identificar os apêndices. Exemplo: APÊNDICE AA, AB, AC, AD,…

Exemplo de Apêndice 1: 

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO  AOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA VERIFICAR HÁBITOS DE LEITURA

APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA VERIFICAR HÁBITOS                                 DE LEITURA 

OU

Exemplo de Apêndice 2:

APÊNDICE A – Questionário aplicado aos alunos do curso de Educação Física para verificar hábitos de leitura

APÊNDICE B – Questionário aplicado aos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos para verificar hábitos de leitura

  • Elemento opcional.
  • Consiste em acréscimo, complemento ou suplemento não elaborado pelo autor. Serve para fundamentar, comprovar e ilustrar o artigo técnico e/ou científico.

Para elaborar o(s) Anexo(s):

  • Deve(m) constar logo após o elemento “Apêndice”. Na ausência destes, após o elemento “Glossário”. E na ausência dos elementos “Apêndice” e “Glossário”, o(s) anexo(s) deve(m) constar logo após o elemento “Referências”.
  • Identificar os anexos por letras maiúsculas consecutivas, travessão e os respectivos títulos (usando o mesmo destaque tipográfico das seções utilizadas no texto do artigo) e centralizado.

Observação: Quando esgotadas as 26 letras do alfabeto, recomenda-se usar as letras maiúsculas dobradas, para identificar os anexos. Exemplo: ANEXO AA, AB, AC, AD,…

Exemplos:

ANEXO A – Parecer nº 167 do Conselho Nacional de Educação

ANEXO B – Parecer nº 180 do Conselho Nacional de Educação

  • Elemento opcional.
  • Considerado o último elemento pós-textual.
  • Breve texto que deverá ser aprovado pelo periódico no qual o artigo foi submetido e aceito.
  • No caso de artigos técnicos e/ou científicos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na UNORTE, consultar o professor orientador sobre a elaboração do elemento “Agradecimentos”.
  • Para digitação do texto do artigo técnico e/ou científico é recomendável o tamanho de fonte 12. Em tamanho menor (sugestão tamanho 11) para as citações de mais de 3 linhas, paginação, notas, legendas e fontes de ilustrações e tabelas.
  • Os artigos técnico e/ou científicos da Unorte devem ser digitados em fonte “New Times Roman”.
  • A inclusão da numeração progressiva é um recurso opcional.
  • Para incluir o indicativo de seção, usar números arábicos precedendo o título, alinhado à esquerda e separado dele por um espaço.
  • Sempre iniciar o texto em outra linha (ou seja, não iniciar o texto da seção ao lado do título correspondente).

Exemplo:

1  A METODOLOGIA CIENTÍFICA, CONCEITOS E APLICAÇÃO

2  A FILOSOFIA E A METODOLOGIA CIENTÍFICA

3  A METODOLOGIA CIENTÍFICA E A CIÊNCIA

Obs.: Não utilizar qualquer sinal de pontuação entre o indicativo numérico da seção e o título correpondente (ponto, hífen, travessão, parênteses, etc). Siga o modelo do exemplo acima.

Para incluir a numeração progressiva no artigo, seguir as instruções da NBR 6024 da ABNT.  Consultar o professor orientador.

Padrão adotado pela Unorte:

  • Para artigos científicos pouco extensos, a Unorte não recomenda a divisão e subdivisão com inclusão de numeração progressiva.
  • Recomenda-se o uso da numeração progressiva para artigos extensos, em que o desenvolvimento deve ser devidamente numerado em seções (primárias, secundárias, terciárias, etc.).
  • Para a apresentação das citações, seguir as instruções da NBR 10520 da ABNT.
  • A biblioteca disponibiliza um link neste manual online.
  • Sigla é quando uma denominação ou título é representado por suas letras iniciais.
  • As siglas citadas no artigo científico devem aparecer na primeira ocorrência, com a indicação do nome completo por extenso, seguido da sigla entre parênteses. A partir da segunda ocorrência, usar somente a sigla.

Exemplo:

Para a inclusão de tabelas estatísticas nos artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos, os alunos deverão consultar as instruções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a elaboração de referências e citações, devem consultar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ambas as instituições, IBGE e ABNT, são órgãos que servem de referência nacional para a apresentação normalizada dos trabalhos acadêmicos.

  • Destacar as equações e as fórmulas no texto, para facilitar a leitura. Se necessário, enumeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à margem direita.
  • Se necessário, quando as equações e fórmulas estiverem na sequência normal do texto, usar um espaço de entrelinhas maior, para comportar os elementos que compõem as equações e as fórmulas, como os expoentes e outros.
  • Ilustrações são desenhos, gravuras ou imagens que podem acompanhar um texto.
  • São tipos de ilustrações: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, relatos, imagens, entre outras.

Para incluir ilustrações no texto do artigo científico :

  • Inserir a ilustração o mais próximo possível do trecho a que se refere (imediatamente após a ilustração).
  • Identificar a ilustração (margem superior da ilustração), com as informações a seguir:

– Digitar a palavra que designa o título de ilustração. Ou seja, o TIPO.
Ex.: Gráfico, Organograma, etc …

– Acrescentar o número, que corresponde à ordem de ocorrência no texto. Ou seja, o NÚMERO DE ORDEM.
Ex.: Gráfico 1

– Acrescentar um título ou legenda explicativa, precedido de um sinal de travessão ( – ).  Ou seja, TÍTULO (deve ser claro e conciso).

Ex: Gráfico 1 – Levantamento de pesquisas científicas na década de 90

  • Após a ilustração (na margem inferior da ilustração), incluir a fonte pesquisada e outras informações úteis para que a mesma seja compreendida. A fonte pesquisada é um elemento obrigatório e sua indicação deve obedecer a NBR 10520. Ou seja, Fonte, legenda e notas.

Fonte: Rocha (2003, p. 34).

A tabela é um elemento demonstrativo de síntese, que apresenta informações tratadas estatisticamente. Para elaboração de tabelas, seguir as recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especificadas na obra Normas de apresentação tabular. A obra encontra-se disponível no acervo da biblioteca da Unorte.

CITAÇÕES EM DOCUMENTOS
                NBR 10520

TÍTULO DA NORMA: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.
AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DATA: agosto de 2002

CITAÇÃO – Denomina-se citação, quando o autor menciona em seu trabalho uma informação que foi extraída de uma outra fonte, ou seja, de uma outra obra.

Definições das citações:

Citação DIRETA – Transcrição literal de trechos da obra de um autor consultado. A cópia literal significa transcrever a redação, a ortografia e a pontuação.
Citação INDIRETA – Significa elaborar um texto, baseado na obra de um autor consultado. Extrair a idéia do autor consultado, porém redigindo o texto com as suas próprias palavras (paráfrase).
Citação DE CITAÇÃO – Citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao documento original.

Localização das citações:

  • no texto;
  • em notas de rodapé (localizadas na margem esquerda ou direita da página).

A seguir, clicando no link desejado, o usuário encontra regras e exemplos diversificados sobre a elaboração das citações.

Modelos de acordo com os tipos de citações:

CITAÇÕES DIRETAS (ATÉ TRÊS LINHAS)

Regras gerais:

  • usar aspas duplas;
  • indicar o nome do autor em letras maiúsculas (quando entre parênteses);
  • indicar o nome do autor com as iniciais em letras maiúsculas, quando mencionado no texto;
  • indicar o ano da publicação;
  • incluir a página da fonte consultada.

Exemplo 1: Citação direta –  chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

“As monografias são exigidas ao final de cursos de graduação, especialização ou pós-graduação lato sensu.” (HUBNER, 1998, p. 19).

Como aparecerá na lista de referências:

HUBNER, Maria Martha. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira, 1998.

Exemplo 2: Citação direta – autor inserido no texto

Citação:

Segundo Severino (1996, p. 59) “a discussão da problemática levantada no texto, bem como a reflexão a que ele conduz, devem levar o leitor a uma fase de elaboração pessoal ou de síntese.”

Como aparecerá na lista de referências:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 1996.

CITAÇÕES INDIRETAS (ATÉ 3 LINHAS)

Regras gerais:

  • não usar aspas duplas;
  • indicar o nome do autor em letras maiúsculas (quando entre parênteses);
  • indicar o nome do autor com as iniciais em letras maiúsculas (quando inserido no texto);
  • a indicação do número da página é opcional.

Exemplo 1: citação indireta – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

Ao escolher o tema da pesquisa torna-se necessário unir uma grande motivação com a familiaridade em relação ao tema proposto (GONSALVES, 2001).

Como aparecerá na lista de referências:

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.

Exemplo 2: citação indireta – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

         Considerando a proposta de Vieira (1999) pode-se dizer que o orientando depois de escolher o tema da tese, deve verificar se suas idéias coincidem com as posições de seu orientador.

Como aparecerá na lista de referências:

VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira, 1999.

CITAÇÕES DIRETAS (COM MAIS DE 3 LINHAS)

Regras gerais:

  • destacar em parágrafo distinto;
  • definir o recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • a margem direita deve acompanhar a margem do texto;
  • não utilizar as aspas duplas;
  • definir espaço simples entre as linhas;
  • definir letra menor que a do texto utilizado (usar tamanho de fonte 11);
  • indicar o número da página obrigatoriamente para citações diretas; para citações indiretas, a indicação da página é opcional.

Exemplo 1: citação direta com mais de 3 linhas – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

Partindo do princípio que toda pesquisa desenvolvida é baseada num problema pode-se dizer que

(4 cm) a formulação de problemas, talvez seja a parte decisiva do                     planejamento de uma pesquisa, porque obriga o pesquisador                 a uma reflexão. Através desse processo reflexivo é que se                       chega à raiz do problema. O problema é uma questão que                       envolve dificuldades teóricas e práticas, para as quais se                         buscam soluções. (ANDRADE, 1997, p. 31).

Os problemas podem ser descritivos e explicativos, formulados de forma clara e precisa.

Como aparecerá na lista de referências:

ANDRADE, Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Exemplo 2: citação direta com mais de 3 linhas – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Oliveira (1999, p. 117) salienta que

(4 cm)            a pesquisa tem por objetivo estabelecer uma série de                               compreensões no sentido de descobrir respostas para as                         indagações e questões que existem em todos os ramos                             do conhecimento humano, envolvendo o mundo social,                           vegetal, animal, mineral, além do espaço do mundo                                 marinho.

Como aparecerá na lista de referências:

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

CITAÇÕES INDIRETAS (COM MAIS DE 3 LINHAS)

Regras gerais:

  • registrar a citação no decorrer do texto, sem destaque;
  • indicar o ano entre parênteses;
  • a indicação da página é opcional.

Cuidados:

  • não destacar em parágrafo distinto;
  • não definir o recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • não utilizar as aspas duplas;
  • não definir letra menor que a do texto utilizado;

Exemplo 1: citação indireta com mais de 3 linhas – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

Ao levantarmos o problema da pesquisa na universidade, não podemos deixar de lado o déficit que existe no ensino médio nas questões que se referem à leitura e pesquisa. O fato é que se na escola o professor não precisa ser um profissional da pesquisa, já que é um profissional da educação pela pesquisa, na universidade pesquisa é profissão. Ou seja, é, ao mesmo tempo, princípio científico e educativo. Sem pesquisa, não há vida acadêmica, a menos que a reduzamos a uma tática incolor de repasse copiado (DEMO, 1996).

Como aparecerá na lista de referências:

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO

Regras gerais:

  • indicar primeiramente o sobrenome do autor original do documento, ou seja, o autor a ser citado;
  • indicar a data do documento original (se houver);
  • indicar a página do documento original (se houver);
  • indicar a expressão apud (significa citado por, conforme, segundo)
  • indicar o sobrenome do autor da obra consultada, ou seja, a obra que se esta tendo acesso;
  • indicar o ano da publicação consultada;
  • indicar o número da página se for uma citação direta; a indicação da página nas citações indiretas é opcional;
  • na lista de referências mencionar somente o autor da obra consultada

Observação: A citação de citação pode ser direta ou indireta. Portanto, ao elaborar as citações deve-se observar as regras desse manual, considerando as características de cada tipo de citação.

Exemplo 1: citação direta – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Segundo Trujillo (1974, p. 132 apud OLIVEIRA, 1999, p. 86) “a hipótese vem depois de formulado o problema e é uma proposição antecipadora à comprovação de uma realidade existencial.”

ou

Exemplo 2: citação direta – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

“A hipótese vem depois de formulado o problema e é uma proposição antecipadora à comprovação de uma realidade existencial.” (TRUJILLO, 1974, p. 132 apud OLIVEIRA, 1999, p. 86).

Como aparecerá na lista de referências:

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

Observação: os exemplos acima orientam a elaboração de uma mesma citação de formas diferentes. A referência é única para ambos os exemplos.

Exemplo 3: citação indireta – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Chartier (2002, p. 113 apud DIAS, 2002) revela que em relação aos periódicos eletrônicos, acontece uma verdadeira revolução: a da técnica de produção de textos, do suporte e das práticas de leitura.

Como aparecerá na lista de referências:

DIAS, Guilherme Ataíde. Periódicos eletrônicos: considerações relativas à aceitação deste recurso pelos usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 18-25, set./dez. 2002.

Regras gerais:

Citações de documentos com até 3 autores

Regras gerais: Usar esse procedimento para documentos com 2 ou 3 autores.

  • separar os sobrenomes dos autores com ponto e vírgula;
  • indicar os sobrenomes dos autores em letras maiúsculas (quando entre parênteses);
  • indicar os sobrenomes dos autores com iniciais em letras minúsculas (quando inseridos no texto);
  • usar aspas duplas para as citações diretas com até 3 linhas;
  • não usar aspas duplas para as citações indiretas;
  • não usar aspas duplas para as citações diretas com mais de 3 linhas;
  • indicar o ano da publicação;
  • indicar o volume, tomo e/ou página (obrigatório para citações diretas); esse procedimento é opcional para as citações indiretas.

Exemplo 1: citação direta – chamada pelos sobrenomes dos autores

Citação:

Um projeto de pesquisa é recomendado como requisito principal para a execução de trabalhos científicos. “É a projeção das fases de operacionalização de um determinado estudo.” (MIRANDA; GUSMÃO, 1999, p. 13).

Como aparecerá na lista de referências:

MIRANDA, José Luís Carneiro de; GUSMÃO, Heloísa Rios. Projetos & monografias. Niterói: Intertexto, 1999.

Exemplo 2: citação indireta – sobrenome dos autores inseridos no texto

Citação:

Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1999) revelam que as pesquisas qualitativas valorizam a observação de fatos, comportamentos e cenários.

Como aparecerá na lista de referências:

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

Citações de documentos com mais de 3 autores

Regras gerais:

  • indicar o sobrenome do primeiro autor;
  • acrescentar a expressão “et al.” (quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses);
  • acrescentar a expressão “e outros” (quando o sobrenome do primeiro autor estiver inserido no texto);

Exemplo 1: citação direta de até 3 linhas – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Elaborar um projeto de pesquisa é quase sempre exigência da disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada no primeiro ano dos cursos de graduação, com o objetivo de introduzir o aluno na iniciação científica. Muitos são os conceitos sobre projeto, porém Bastos e outros (2000, p. 1) definem com propriedade quando revela que “o projeto é uma proposta específica e detalhada da pesquisa, com o objetivo de definir uma questão e a forma pela qual ela será investigada.”

Como aparecerá na lista de referências:

BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Exemplo 2: citação direta com até três linhas – chamada por sobrenome do autor

Citação:

Em relação à redação científica, o aluno deve considerar princípios básicos de clareza, precisão, consistência e comunicabilidade. No que diz respeito ao último princípio pode-se dizer que a “comunicabilidade é essencial na linguagem científica, onde os assuntos devem ser tratados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento das idéias.” (BASTOS et al., 1996, p. 15, grifo do autor).

Como aparecerá na lista de referências:

BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Citações de documentos com autoria por entidade

Regras gerais:

  • indicar o nome da entidade por extenso, em letras maiúsculas, quando entre parênteses;
  • indicar o nome da entidade por extenso com as iniciais em letras maiúsculas, quando o nome é inserido no texto.

Exemplo 1: Citação direta – chamada pela entidade

Citação:

O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1980, p. 1).

Como aparecerá na lista de referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumos: procedimento. Rio de Janeiro,1980.

Exemplo 2: Citação direta com mais de três linhas – nome da entidade inserido no texto

Citação:

Os alunos muitas vezes têm dificuldades em assimilar as denominações da monografia.

                     Segundo a Universidade Federal do Paraná (2000, p. 2) o trabalho de pesquisa pode ser denominado monografia quando é apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de especialista, ou pode ser denominado trabalho de conclusão de curso, quando é apresentado como requisito parcial para a conclusão de curso […]. A monografia publicamente comunicada em congressos, encontros, simpósios, academias, sociedades científicas, segundo normas estipuladas pela coordenação dessas reuniões e/ou entidade, é denominada memória.

omo aparecerá na lista de referências:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

Citações de documentos sem autoria

Regras gerais:

  • indicar a primeira palavra do título em letras maiúsculas, e incluir o sinal de reticências;
  • se o título iniciar por artigos ou monossílabos, estes devem ser incluídos na citação em letras maiúsculas.  Ex.: (AS UNIVERSIDADES…, 2000, p. 3);
  • incluir a data do documento;
  • indicar a página conforme o tipo de citação.

Exemplo 1: Citação indireta – chamada pelo título

Citação:

Para diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil, o Semesp apresentou uma proposta a ser desenvolvida por alunos dos cursos de graduação, como forma de estágio supervisionado, aplicado a alfabetização de adultos (COMBATE…, 2003).

Como aparecerá na lista de referências:

COMBATE ao analfabetismo. Ensino superior, São Paulo, ano 5, n. 55, p. 38, abr. 2003.

Citações indicando supressões

Quando houver necessidade de omitir parte do texto citado. Podem ser indicadas supressões no início, no meio ou no final do texto.

Regras gerais:

  • Indicar as supressões utilizando colchetes e reticências […].

Exemplo 1: citação direta de até 3 linhas – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Oliveira ressalta que (2000, p. 57) “o método não é a verdade científica em si. É apenas o caminho a ser seguido em direção ao objeto a ser atingido […]”.

Como aparecerá na lista de referências:

OLIVEIRA, Claudionor dos Santos. Metodologia científica, planejamento e técnicas de pesquisa: uma visão holística do conhecimento humano. São Paulo: LTr, 2000.

Citações indicando interpolações, acréscimos ou comentários

Quando houver necessidade de acrescentar palavras ao trecho extraído.

Regras gerais:

  • Indicar as interpolações, acréscimos ou comentários utilizando colchetes [ ].

Exemplo 1: citação direta de até 3 linhas – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

“O desenvolvimento corresponde ao corpo do trabalho e será estruturado conforme as necessidades do plano definitivo da obra [diferenciado de acordo com a pesquisa, seja ela de campo ou bibliográfica]” (SEVERINO, 2000, p. 83).

Como aparecerá na lista de referências:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.

Citações indicando ênfase ou destaque

Caracteriza-se pelo uso de grifo, negrito ou itálico. Nesse caso existem duas situações:

1) necessidade de enfatizar ou destacar trechos da citação;
2) registrar o destaque feito pelo autor consultado, ou seja, destaque no texto original.

Regras gerais:

  • no primeiro caso, acrescentar ao final da citação a expressão “grifo nosso”, dentro dos parênteses;
  • no segundo caso, acrescentar ao final da citação a expressão “grifo do autor”, dentro dos parênteses.

Exemplo 1: citação direta de até 3 linhas – sobrenome do autor inserido no texto

Citação:

Conforme esclarece D’Onofrio (1999, p. 70, grifo nosso) monografia é “um trabalho intelectual concentrado em um único assunto.”

Como aparecerá na lista de referências:

D’ONOFRIO, Salvatore. Metodologia do trabalho intelectual. São Paulo: Atlas, 1999.

Exemplo 2: citação direta de até 3 linhas – chamada pelo sobrenome do autor

Citação:

“Na medida em que se tem uma comparação favorável, ou seja, quando uma conseqüência da hipótese tem como resultado uma verdade, estamos diante de um fato ou fenômeno comprobatório da hipótese.” (OLIVEIRA, 1999, p.86, grifo do autor).

Como aparecerá na lista de referências:

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

Citações indicando informação verbal

Quando houver necessidade de citar uma informação verbal proferida em palestras, debates, aulas, entre outros.

Regras gerais:

  • acrescentar ao final da citação a expressão “informação verbal”, dentro dos parênteses;
  • incluir uma chamada numérica do texto (expoente);
  • mencionar em nota de rodapé os dados sobre a informação obtida;
  • digitar as notas de rodapé na mesma página onde ocorrer a chamada numérica;
  • separar as notas de rodapé por um traço contínuo de 3 centímetros;
  • digitar os dados em espaço simples e diminuir o tamanho da fonte (corpo 10);
  • separar o texto das notas de rodapé por um espaço em branco, equivalente a dois espaços do que está sendo utilizado no texto.

Exemplo 1: citação indireta de até 3 linhas

Citação:

A metodologia da pesquisa torna-se indispensável em qualquer etapa da vida acadêmica, devido às exigências da produção científica (informação verbal)1.

(atenção: deixar o espaço em branco especificado acima)

Como aparecerá em notas de rodapé:

______________
1Notícia fornecida pela professora Mírian Rocha, durante aula inaugural proferida no Centro Universitário do Norte de São Paulo, em fevereiro de 2022.

Notas de rodapé:

Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor. A ABNT recomenda o uso do sistema autor-data para as citações no texto, e o sistema numérico para as notas explicativas. Os tipos de notas de rodapé são: a) notas de referência e b) notas explicativas.

a) Notas de referência – utilizadas para indicar as fontes consultadas ou para remeter para outras partes da obra onde o assunto é abordado.

Regras gerais:

  • numerar as notas de referência com algarismos arábicos;
  • numerar de forma única e consecutiva para todo capítulo ou parte;
  • não iniciar a numeração a cada página.

Exemplo:

No texto:

“Observa-se, atualmente, aumento sensível do hábito ou necessidade de realizar pesquisas em bibliotecas.” (1)

No rodapé da página:

______________
(1) MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1997.

No rodapé, a primeira referência deve ser elaborada de forma completa. As referências subseqüentes podem aparecer de forma abreviada, de acordo com a utilização das expressões apresentadas a seguir:

As expressões Idem, Ibidem, Opus citatum e Cf. podem ser usadas somente na página ou folha da citação a que se referem.

  • Exemplos:  apud (expressão usada também no texto)

No texto:

Segundo Bastos (apud RODRIGUES, 1975, p. 56)1

No rodapé:

__________
1 BASTOS apud RODRIGUES, 1975, p. 56.

  • Exemplo: Idem ou id.

__________
5 ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 1999, p.5.
6 Id., 2000, p. 24.

  • Exemplo: Ibidem ou Ibid.

__________
7 BARRASS, 1979, p. 107.
8 Ibid., p. 129.

  • Exemplo: Opus citatum ou op. cit.

__________
3 GOMES, 1995, p. 30.
4 SÁ, 1990, p. 45.
5 GOMES, op. cit., p. 50.

  • Exemplo: Passim – passim

__________
7 SANTANA, 1998, passim.

  • Exemplo:  Loco citato ou loc. cit.

__________
4 BENTO; GARCIA, 1995, p. 45-48.
5 BENTO; GARCIA, loc. cit.

  • Exemplo:  Cf.

__________
7 Cf. SANTOS, 1972.

  • Exemplo: Sequentia ou et seq.

__________
8 ANDRADE; COSTA, 1997, p. 30 et seq.

b) Notas explicativas – utilizadas para indicar comentários, esclarecimentos ou explanações, que não podem ser incluídos no texto.

Regras gerais:

  • numerar as notas com algarismos arábicos;
  • numerar de forma única e consecutiva para todo capítulo ou parte;
  • não iniciar a numeração a cada página.

Exemplo 1:

No texto:

Todo trabalho científico parte da elaboração de um projeto de pesquisa;1 este por si só já é um trabalho científico, pois a sua realização já envolveu uma pesquisa preliminar.

No rodapé da página:

_______________
1 Para a estrutura do projeto de pesquisa ver o anexo 1.

Exemplo 2:

No texto:

A normalização das referências é imprescindível na elaboração dos trabalhos acadêmicos. A instituição deve adotar o padrão estabelecido pelas normas da ABNT.2

No rodapé da página:

_______________
2 Para complementar a norma e consultar exemplos variados sobre elaboração de referências, ver também Cruz, Perota e Mendes (2002).

Sistema de chamada das citações – Considerações gerais

Indicar as citações no texto:

  • por sistema numérico;
  • por sistema autor-data.

Para elaboração do trabalho acadêmico, adotar apenas um sistema e segui-lo ao longo do trabalho, permitindo uma correlação na lista de referências ou em notas de rodapé. A seguir, algumas regras importantes são apresentadas quanto a forma de indicação da fonte.

  • Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentar as iniciais dos prenomes.

Exemplo:

(ROCHA, M., 1999)
(ROCHA, P., 1999)
  • Se mesmo assim existir a coincidência, indicar os prenomes por extenso.

Exemplo:

(ROCHA, Mírian, 1998)
(ROCHA, Monica, 1998)
  • Para citar documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano – distinguir os documentos por letras minúsculas indicadas após a data e sem espacejamento.

Exemplo:

Segundo Rocha (1998a)
(ROCHA, 1998b)
  • Para elaborar citações indiretas de vários documentos com a mesma autoria, publicados em anos diferentes, porém mencionados simultaneamente – indicar a autoria com as datas separadas por vírgula.

Exemplo:

(OLIVEIRA, 1997, 1999, 2001)
(ROCHA; SILVA, 2000, 2001, 2002)
  • Para elaborar citações indiretas de vários documentos, de diferentes autores, mencionados simultaneamente – indicar os sobrenomes com as respectivas datas, separados por ponto e vírgula, em ordem alfabética.

Exemplo:

(SILVA, 1999; SOUZA, 1999; TAVARES, 1999)
exemplo de 3 documentos / 3 autores diferentes
(BASTOS, 1999; SEVERINO, 2001) exemplo de 2 documentos / autores diferentes

Sistema de chamada

Indicar as citações no texto:

  • por sistema numérico;
  • por sistema autor-data.

Para elaboração do trabalho acadêmico, adotar apenas um sistema e segui-lo ao longo do trabalho, permitindo uma correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

Sistema autor-data

Regras gerais para indicação da fonte:

  • indicar a fonte pelo sobrenome de cada autor, pela entidade responsável, ou ainda pelo título (quando não há autoria);
  • nos casos em que a indicação da fonte é feita pela entidade – indicar o nome da instituição até o primeiro sinal de pontuação, em letras maiúsculas;
  • nos casos em que a indicação da fonte é feita pelo título – indicar a primeira palavra do título em letras maiúsculas, seguido do sinal de reticências. Se o título iniciar por artigos ou monossílabos também indicá-los em maiúsculo.
  • indicar a data da publicação do documento (entre parênteses).
  • incluir o número da página (somente para citação direta), logo após a data (entre parênteses).

Exemplo 1: citações diretas – sobrenome do autor inserido no texto

No texto:

Segundo Traldi e Dias (1998, p. 42), a pesquisa experimental tem como objetivo “estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas.”

e

Segundo Demo (2000, p. 94), “importante é distinguir entre pesquisa como princípio científico e como princípio educativo.”

Como aparecerá na lista de referências:

DEMO, P. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2000.
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia: passo a passo. Campinas: Alínea, 1998.

Observação: a lista de referências deve ser elaborada em ordem alfabética das entradas (autores, instituições e títulos).

Exemplo 2: Citação direta – chamada pela entidade

Citação:

O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1980, p. 1).

Como aparecerá na lista de referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumos: procedimento. Rio de Janeiro,1980.

Exemplo 3: Citação indireta – chamada pelo título

Citação:

Para diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil, o Semesp apresentou uma proposta a ser desenvolvida por alunos dos cursos de graduação, como forma de estágio supervisionado, aplicado a alfabetização de adultos (COMBATE…, 2003, p. 38).

Como aparecerá na lista de referências:

COMBATE ao analfabetismo. Ensino superior, São Paulo, ano 5, n. 55, p. 38, abr. 2003.

Sistema de chamada

Indicar as citações no texto:

  • por sistema numérico;
  • por sistema autor-data.

Para elaboração do trabalho acadêmico, adotar apenas um sistema e segui-lo ao longo do trabalho, permitindo uma correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

Sistema numérico

Regras gerais para indicação da fonte:

  • usar numeração arábica, única e consecutiva. Essa numeração irá remeter à lista de referências apresentada no final do trabalho ou do capítulo, seguindo a ordem em que aparecem no texto;
  • não iniciar a numeração das citações a cada página;
  • a numeração pode ser feita entre parênteses ou em expoente, após a pontuação que fecha a citação;
  • a ABNT não recomenda o uso do sistema numérico quando há notas de rodapé.

Exemplo:

No texto:

Segundo Miranda e Gusmão, o resumo “é escrito em parágrafo único e não contém frases negativas, abreviaturas e fórmulas.” (1)

ou

Segundo Miranda e Gusmão, o resumo “é escrito em parágrafo único e não contém frases negativas, abreviaturas e fórmulas.” 1

No rodapé da página:

______ (Observação: Traço contendo 3cm)
(1) MIRANDA, J.L.C. de; GUSMÃO, H. R. Artigo científico: estrutura e redação. Niterói: Intertexto, 2000.

ou

1 MIRANDA, J.L.C. de; GUSMÃO, H. R. Artigo científico: estrutura e redação. Niterói: Intertexto, 2000.

(Observação: digitar as notas de rodapé com tamanho da fonte 11)

Modelo de ficha catalográfica:

Características da ficha catalográfica:

  • Tamanho da ficha: 7,5cm de comprimento x 12,5cm de largura;
  •  Observar atentamente os sinais de pontuação;
  • O ponto (.), a vírgula (,) e o ponto e vírgula (;) são usados sem espaço antes e com um espaço depois;
  • A barra oblíqua (/) deve ser usada com um espaço antes e com um espaço depois;
  • O hífen que antecede o nome da Instituição de Ensino é usado sem espaço antes e depois;
  • Entre os parênteses e o texto não digitar espaço;
  • Os sinais que antecedem a indicação do ano (primeira ocorrência) são: ponto, espaço, travessão, espaço (. — );
  • Para digitar o travessão, usar 2 hífens (–);
  • Indicar o(s) assunto(s) principal(is) da obra em número(s) arábico(s) e a palavra ‘Título’ em números romanos.

Ex: 1. Bibliotecas universitárias. 2. Ensino superior. I. Título.

Observação: as informações alfanuméricas que constam na ficha catalográfica (em vermelho) não precisam ser incluídas nos trabalhos acadêmicos apresentados para o Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp). Essas são numerações específicas na área de Biblioteconomia, determinadas por bibliotecárias.

Levantamento bibliográfico

Mediante solicitação pelo usuário, são orientações realizadas pela Biblioteca da Unorte, referentes aos recursos informacionais nacionais e internacionais, resultado de uma busca.   Consiste na elaboração de listas de referências, que remetem ao assunto da busca, com base num conjunto de informações fornecidas pelo usuário. 

Pode ser solicitado in loco (no balcão de atendimento da Biblioteca) ou pelo endereço eletrônico (biblio@unorte.edu.br). 
 
Prazo de devolutiva pela biblioteca –  de 72 horas a 10 dias. Irá considerar a demanda dos levantamentos solicitados, bem como a extensão da pesquisa a realizar. 

RESUMO
NBR 6028

TÍTULO DA NORMA: Informação e documentação – Resumo – Apresentação.
AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DATA: novembro de 2003

Definição e Objetivo – Segundo a ABNT (2003), o resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Tem por objetivo estabelecer os requisitos para redação e apresentação de resumos.

Encontramos os resumos em diversos documentos, entre eles: artigos científicos, relatórios, teses, monografias, atas de congresso, catálogos de editoras e de livrarias, entre outros. O resumo permite ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original.

Tipos de Resumo:

Indicativo – Destaca os pontos principais do texto. Não apresenta dados qualitativos e quantitativos. Não dispensa a leitura do original.
Informativo – Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto original. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
Crítico – Consiste na análise crítica de um documento, isto é, se formula um julgamento sobre o que foi lido. Redigido por especialistas. O resumo crítico também é chamado de resenha. Pode ainda ser chamado de recensão, quando analisa uma, dentre várias edições de um documento. O resumo deve ressaltar:

  • o objetivo
  • o método
  • os resultados
  • as conclusões

Cabe acrescentar que a ordem e a extensão dos itens acima são condicionais ao tipo de resumo elaborado, seja ele informativo ou indicativo e, ao tratamento que cada item recebe no documento original. Recomenda-se respeitar a ordem das idéias e dos fatos apresentados no texto original.

Regras para apresentação do resumo:

Preceder o resumo com a referência do documento. Mas cuidado, o resumo quando inserido no próprio documento, dispensa a inclusão da referência, como é o caso das monografias.
Para elaborar a referência, consultar a norma NBR 6023 e/ou link Referências do Manual on-line.
Redigir o resumo em parágrafo único.
Deve ser composto por uma seqüência de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos.
Usar frases afirmativas.
Ficar atento ao elaborar a primeira frase do resumo. Ela deve ser significativa, explicando o tema principal do documento e em seguida, indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória científica, estudos de casos, análise da situação, …).
Dar preferência ao uso do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Indicar as palavras-chave logo abaixo do resumo. Digitar conforme o exemplo a seguir:

Ex.:
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa. Dissertação. Tese.
(separar as palavras-chave entre si, por ponto)
Obs: Palavras-chave são palavras que representam o conteúdo do documento. Para determinar as palavras-chave de um documento, recomendamos consultar vocabulários controlados.

Deve-se evitar:

Uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.
Fórmulas, equações, diagramas, etc. que não sejam absolutamente necessários. Quando isso ocorrer, devem ser definidos na primeira ocorrência no resumo.
Expressões tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor, a seguir, este livro, este artigo, etc.

Extensão do resumo:

De 50 a 100 palavras — indicações breves.
De 100 a 250 palavras — artigos de periódicos.
De 150 a 500 palavras — trabalhos acadêmicos e relatórios técnico-científicos.

O resumo crítico, devido a sua especificidade, não está sujeito aos parâmetros estabelecidos acima para o número de palavras. Não existe regra para sua extensão.

Trabalhos acadêmicos = teses, dissertações, monografias, entre outros.

Importante lembrar:

O resumo permite ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original.

PARA O LEITOR

Economiza tempo
Influencia e estimula a consulta do texto original

Instrumento de Trabalho

Bibliografia:

Recomendamos a consulta ao título indicado a seguir para estudos mais detalhados sobre resumos, incluindo exemplos. Assim como, recomenda-se também a leitura de resumos publicados em artigos científicos, livros, entre outros documentos. O hábito da leitura contribui significativamente no processo da construção de textos.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1997.

REFERÊNCIAS

Título da Norma: Informação e documentação – Referências – Elaboração.
Autoria: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Data: 24.

As referências são constituídas de elementos essenciais (informações indispensáveis à identificação do documento) e elementos complementares (informações adicionais que complementam a caracterização dos documentos).

Quanto à transcrição dos elementos:

  • os elementos essenciais são vinculados ao suporte do documento, ou seja, variam conforme o tipo de documento;
  • os elementos essenciais e complementares são extraídos do próprio documento;
  • transcrever os elementos essenciais da folha de rosto do livro e não da capa. Utilizar também o verso da folha de rosto para extrair elementos, como local, editora e data da publicação;
  • para as revistas, transcrever os elementos da capa, do verso da capa e do editorial;
  • para cada tipo de documento, o Manual On-Line oferece a relação dos elementos essenciais.

As referências podem estar localizadas: no rodapé, no final do texto, no final dos capítulos, em lista de referências ou ainda antecedendo resumos e resenhas.
Para a elaboração dos trabalhos acadêmicos, cabe acrescentar que a folha intitulada “Referências”, relaciona as obras que foram citadas no corpo do texto; já a folha intitulada “Bibliografia”, relaciona as obras que foram consultadas para a elaboração do trabalho, porém não foram citadas no texto.
A biblioteca oferece a seguir regras gerais, bem como modelos de referências, com intuito de auxiliar a comunidade acadêmica na normalização dos trabalhos acadêmicos. Caso o documento a ser referenciado não se encontre disponível como modelo neste Manual On-Line, entrar em contato com a biblioteca, através do endereço eletrônico normasbiblio@unorte.edu.br. O usuário receberá instruções para a elaboração de outras referências não mencionadas neste manual.

Modelos de referências:

Documentos em suporte bibliográfico (papel):

Tipo de documento: Livro

Elementos essencias: autor (es), título, edição, local, editora e data.

Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto Ex: Não usar a abreviatura = 2ª ed. Usar = 2. ed.
Local de publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de publicação / ponto final

Exemplos:

  • Livro com 1 autor:
    BARROSO, Luis Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da constituição brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
  • Livro com 2 autores:
    DENCKER, Ada de Freitas Maneti; DA VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
  • Livro com três autores:
    MARCANTONIO, Antonia Terezinha.; SANTOS, Martha Maria dos; LEHFELD, Neide A. de Souza. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
  • Livro com mais de três autores:
    SOUZA, Dorotéia Rossi da Silva et al. Normas e técnicas metodológicas do trabalho científico. São José do Rio Preto: Ed. Rio-pretense, 1999.
  • Livro com mais de três autores e responsabilidade de um coordenador, editor, organizador ou compilador:
    ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
    ARAÚJO, Ruth Bompet de; PRACOWNIK, Anna; SOARES, Liana Serra Dallari (Coord.). Fonoaudiologia atual. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.
    CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. (Ed.). Farmacologia moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

IMPORTANTE:

1. Os autores devem ser separados por ponto e vírgula (;).

2. No quarto exemplo, após o nome do autor, aparece a expressão et al (que significa “e outros”). Esse procedimento é utilizado para elaborar referências em que a autoria é composta por mais de três autores.

3. A abreviação deve constar sempre no singular, mesmo que a responsabilidade seja atribuída para várias pessoas ou entidades.

Coordenador = (Coord.)
Editor = (Ed.)
Organizador = (Org.)
Compilador = (Comp.)

Tipo de documento: Capítulo ou parte de livro

Elementos essencias: autor (es), título da parte ou capítulo, expressão “In:”, e a referência completa da obra no todo. No final da referência, indicar a paginação ou a indicação do capítulo.

Último sobrenome do autor da obra (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor da obra (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título do capítulo / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos.
Subtítulo (se houver) / ponto
Expressão In / dois pontos
Acrescentar a referência completa da obra, no todo.
Número do capítulo (usar a abreviatura cap.) / vírgula
Página inicial – final do capítulo referenciado / ponto final

Exemplos:

ANTUNES, Celso. …Ler e compreender um texto. In: ______. A grande jogada: manual construtivista de como estudar. Petrópolis: Vozes, 1996. 30-34.

HUISMAN, Denis; VERGEZ, André. A sociedade: família, nação, grandes concepções da vida política. In: ______. Curso moderno de filosofia: introdução à filosofia das ciências. 6. ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 1976. cap. 21, p. 277-292.

SCLIAR, Moacyr. A função educativa da leitura literária. In: ABREU, Márcia (Org.). Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º COLE. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 161-177.

TIBA, Içami. Mestres e professores. In: ABRAMOVICH, Fanny (Org.). Meu professor inesquecível: ensinamentos e aprendizados contados por alguns dos nossos melhores escritores. São Paulo: Gente, 1997. p. 95-120.

OBSERVAÇÃO:

1) A expressão In: ______ significa que o autor do capítulo é o mesmo autor da obra. Portanto, não há necessidade de registrar o nome do autor novamente. Basta usar a expressão “In:”.

2) O traço contínuo equivale a 6 traços.

Tipo de documento: Enciclopédias e dicionários

Elementos essencias: autor (es), título, edição, local, editora e data.

COM AUTORIA
Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (em maiúsculo) / ponto
Título da obra (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos.
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto Ex: Não usar a abreviatura = 2ª ed. Usar = 2. ed.
Local de publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de publicação / ponto

EXEMPLOS COM AUTORIA:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
MIELNIK, Isaac. Dicionário de termos psiquiátricos. São Paulo: Roca, 1987.
CHATELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER, Evelyne (Coord.). Dicionário de obras políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

SEM AUTORIA

Título da obra (primeira palavra do título em maiúsculo/não usar o itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos.
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto
Local de publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de publicação / ponto

EXEMPLOS SEM AUTORIA:

ENCICLOPÉDIA Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1974.
DICIONÁRIO sobre comércio exterior. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1990.

Tipo de documento: Trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses)

Elementos essencias: autor (es), título, data e o número de folhas. Acrescentar tipo de documento (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação e Tese), o grau, a vinculação acadêmica, local da defesa e data da defesa.

Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Ano em que a publicação foi escrita / ponto
Número de folhas / ponto
Tipo de documento (Tese , dissertação ou monografia)
Grau acadêmico (entre parênteses com as iniciais em maiúsculo) / hífen sem espaços
Vinculação acadêmica (Instituição de Ensino) / vírgula
Local da Instituição / vírgula
Ano da defesa ou da apresentação / ponto

Exemplos:

SOUZA, Dorotéia Rossi da Silva. Lipídios e apoliproteína (a) no jejum e estado pós-prandial em indivíduos com ou sem coronariopatia. 1994. 320f. Tese (Doutorado em Genética)–Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 1996.

ORTEGA, Lenise Maria R. Modificabilidade cognitiva de crianças com privação cultural: originalidade e significado da teoria de Reuven Feuerstein. 1998. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1998.

ROCHA, Mírian Queiroz. A biblioteca universitária no contexto acadêmico: proposta de funcionamento. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Didática do Ensino Superior)–Centro Universitário do Norte Paulista, São José do Rio Preto, 1998.

Tipo de documento: artigo e/ou matéria de revista

Elementos essencias: autor (es) do artigo ou matéria, título do artigo ou matéria, título da revista, local, volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, e data.

Último sobrenome do autor do artigo (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor do artigo (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título do artigo / ponto. Se houver subtítulo use dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Título do periódico (em itálico e iniciais em maiúsculo) / vírgula
Local de publicação/ vírgula
Volume e/ou Ano / vírgula (se for volume usar a abreviatura v. / se ano usar a palavra por extenso)
Fascículo ou Número / vírgula (ambos os casos usar a abreviatura n.)
Página inicial e final do artigo / vírgula (usar a abreviatura p.) (Nunca usar pág.)
Data de publicação (mês abreviado e ano) / ponto

Exemplos:

BACCEGA, Maria Aparecida. Inter-relações entre comunicação, educação e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 11-22, 1999.

RABECHINI JÚNIOR, R. A importância das habilidades do gerente de projetos. Revista de Administração, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 92-100, jan./mar. 2001.

Tipo de documento: Artigo e/ou matéria de jornal

Elementos essencias: autor (es) do artigo ou matéria, título do artigo ou matéria, título do jornal, local, data, seção, caderno ou parte do jornal, paginação correspondente.

Último sobrenome do autor do artigo ou matéria (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor do artigo ou matéria (em maiúsculo) / ponto
Título do artigo ou matéria / ponto. Se houver subtítulo use dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Título do Jornal (em itálico e iniciais em maiúsculo) / vírgula
Local de publicação / vírgula
Data do jornal / ponto (a indicação do mês deve ser abreviada)
Seção, caderno ou parte do jornal (iniciais em maiúsculo) / vírgula
Página (usar a abreviatura p.) (Nunca usar pág.) / ponto

OBS:
1) Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria deve preceder a data (ver último exemplo).
2) A referência dos artigos e/ou matérias não assinadas, devem iniciar pela primeira palavra do título, em maiúsculo. As informações subseqüentes devem seguir a ordem dos elementos especificados no quadro. Ver exemplos sem autoria.

Exemplos:

COM INDICAÇÃO DE AUTORIA (ARTIGO E/OU MATÉRIA ASSINADA).
TREVISAN, L. O sistema educacional cubano na berlinda. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 mar. 2001. Caderno 2/Cultura, p. 7.
SILVA, C.; TEIXEIRA, M. Taxa de risco argentino bate recorde histórico. Gazeta Mercantil, São Paulo, 24 abr. 2001. Finanças e Mercado, p. 1

SEM INDICAÇÃO DE AUTORIA (ARTIGO E/OU MATÉRIA NÃO ASSINADA).
COVAS será enterrado hoje em Santos. Diário da Região, São José do Rio Preto, 7 mar. 2001. Política, p. 4.
CAMINHADA. Diário da Região, São José do Rio Preto, 22 abr. 2001. Bem-Estar, p. 6.
LANÇADO consórcio intermunicipal de saúde. Folha do Norte, Colatina, p. 2, 1 abr. 2000.

Tipo de documento: Eventos (Congressos, Seminários, Reuniões, Semanas, Simpósios, Conferências, Encontros, entre outros)

Documentos: atas, anais, proceedings, resumos, entre outros.

Elementos essencias: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização do evento. Acrescentar título do documento (anais, atas, resumos, título temático, etc.), local de publicação, editora e data da publicação.

EVENTO COMO UM TODO.

Nome do evento (em maiúsculo) / vírgula
Numeração do evento (se houver) (números arábicos seguidos de um ponto) / vírgula
Ano em que o evento foi realizado / vírgula
Local de realização do evento / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos. (Observar o uso de reticências no título).
Subtítulo (se houver) / ponto
Local de publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de publicação / ponto

Obs:
1) Quanto ao uso de reticências no título: substituir por reticências as informações já contidas na entrada. Veja o primeiro exemplo: título “Anais do Congresso Ibero-Americano de Educação Especial”.
2) Obra com dois eventos: Indicar os dois eventos, separados por ponto e vírgula (verificar o último exemplo).
3) Quando o título não estiver explícito na obra, mas puder ser identificado, indicar o título entre colchetes (ver o último exemplo).

Exemplos:

CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 1998, Foz de Iguaçu. Anais… Paraná: [s.n.], 1998.
REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 28., 1998, Ribeirão Preto. Resumos de comunicações científicas. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998.
JORNADA CIENTÍFICA, 4., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2000.
FÓRUM DE REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, 21., 1996, Foz do Iguaçu. A missão das universidades na perspectiva do terceiro milênio. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999.
ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, 15.,1994, Assis; SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 4., 1994, Assis. [Anais…]. Assis: UNESP; São Paulo: Arte

Tipo de documento: Trabalhos Apresentados emEventos (Congressos, Seminários, Reuniões, Semanas,Simpósios, Conferências, Encontros, entre outros)

Elementos essencias: autor (es) do trabalho, título do trabalho, acrescentar a expressão “In:” e indicar a referência completa do evento como um todo. Indicar a paginação inicial e final do trabalho referenciado.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO

Último sobrenome do autor do trabalho (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor do trabalho (em maiúsculo) / ponto
Título do trabalho apresentado / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Expressão In / dois pontos
Acrescentar a referência completa do evento como um todo.
Página inicial e final da parte referenciada (use a abreviatura p.) / ponto

Obs:
1) Quanto ao uso de reticências no título: substituir por reticências as informações já contidas na entrada. Verificar no primeiro exemplo: título “Anais do Encontro Anual de Pesquisa e de Iniciação…”.
2) Acrescentar ao final da referência as informações necessárias para identificar a publicação (ver no fim dos exemplos o acréscimo das informações B2-029 e AEC64).
3) Segundo a ABNT (2002), nos casos específicos de projetos de pesquisa científica, indicação de produção científica em relatórios para órgãos de financiamento etc., é facultado indicar todos os nomes dos autores do trabalho na referência (ver o primeiro exemplo, onde constam os nomes dos quatro autores).

Exemplos:

MALACRIDA, Camila Heloisa; DOMINGUES, Joyce Paulino; FAZZANO, Afife Salim Sarquis; OLIVEIRA, Weber Gutemberg Alves de. Estudo comparativo entre a eficácia do alongamento muscular e a crioflexibilidade. In: ENCONTRO ANUAL DE PESQUISA E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNOESTE, 5., 2000, Presidente Prudente. Anais… Presidente Prudente: UNOESTE, 2000. p. 121, B2-029.

TEIXEIRA, Adélia M. Santos; FERREIRA, Renata Bastos; VINHOSA, Francisco Luiz. Variações culturais na prática do casamento: uma análise comportamental. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 30., 2000, Brasília, DF. Resumos de comunicações científicas. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000. p. 107, AEC64

Tipo de documento: Documentos jurídicos

Leis, Emendas Constitucionais, Resoluções, etc.

Elementos essencias: jurisdição, título, numeração, data da legislação e dados da publicação (título da obra, edição, local, editora e data de publicação da obra.

Jurisdição (nome do país, estado,…) (em maiúsculo) / ponto
Título da legislação (Ex.: Decreto, Medida Provisória, etc.) / ponto
Numeração da legislação (usar nº _____) / vírgula
Data da legislação (dia, mês por extenso e ano) / ponto
Título da obra (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo use dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Organizador ou coordenador da obra (se houver) / ponto
Edição abreviada / ponto
Local de Publicação / dois pontos
Volume, número, paginação inicial e final, ano da publicação (para referenciar a LEX)
(Ex.: v. 63, n. 2, p. 210-215, 1998) ou ainda
(Ex: v. 63, p. 1459, 1. sem.1998)
Data completa do jornal. Seção, página. (para referenciar o Diário Oficial)
(Ex.: 15 jan. 1998. Seção 1, p. 29500)
Data de Publicação / ponto

Exemplos:

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 43.289, de 3 de julho de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, p. 1205, 2. sem. 1998.
BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.
(Exemplo extraído da ABNT, 2002)

Código e Consolidação de Leis

Elementos essencias: jurisdição, título, numeração, data da legislação e dados da publicação (título da obra, edição, local, editora e data de publicação da obra.

Jurisdição (nome do país, estado,…) (em maiúsculo) / ponto
Título da obra (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Organizador ou coordenador da obra (se houver) / ponto
Edição abreviada / ponto
Local de Publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Data de Publicação / ponto

Exemplos:

BRASIL. Código tributário nacional. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRASIL. Código tributário nacional. Coordenação [de] Maurício Antônio Ribeiro Lopes. 5. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2000.
BRASIL. Código civil brasileiro. Atualização, notas remissivas e índices por Manoel Augusto Vieira Neto. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 1966.
BRASIL. Consolidação das leis do trabalho. 28. ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 2001.

Constituição (Estadual e Federal)

Elementos essencias: jurisdição, termo “Constituição”, ano de promulgação, título, edição, local, editora e data de publicação da obra.

Jurisdição (nome do país, estado,…) (em maiúsculo) / ponto
Usar o termo “Constituição” e ano da promulgação entre parênteses / ponto
Título da obra (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto
Local de Publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de Publicação / ponto

Exemplos:

BRASIL. Constituição (1967). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1979.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 24. ed. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição federal. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2000.
RIO DE JANEIRO (Estado). Constituição (1989). Constituição do Estado do Rio de Janeiro: promulgada em 5 de outubro de 1989. Rio de Janeiro: Edições Trabalhistas, [19–].
SÃO PAULO (Estado). Constituição (1989). Constituição do Estado de São Paulo: de 5 de outubro de 1989. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Documentos em suporte multimeios:

Tipo de documento: Imagem em movimento (filmes, videocassetes, DVD, entre outros.

Elementos essencias: título, diretor, produtor, local, produtora, data e indicação do suporte do documento.

Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto
Local de publicação / dois pontos
Editora / vírgula
Ano de publicação / ponto final
Obs.: Quando necessário, incluir elementos complementares à referência, para melhor identificar o documento (ver último exemplo).

Exemplos:

LUDWIG, Waldez Luiz. Como obter trabalho num mundo sem emprego. Rio de Janeiro: VL3 Aprendizagem, 1999. 1 videocassete.

O PIANO. Direção de Jane Campion. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1992.
1 videocassete (122 min), VHS, son., color.

Documentos em meio eletrônico (consultas on-line):

Tipo de documento: Livro (em meio eletrônico/ consulta on-line)

Elementos essencias: autor (es), título, edição, local, editora, data, endereço eletrônico e data de acesso.

Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (em maiúsculo) / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto
Local / dois pontos
Editora / vírgula
Data / ponto
Disponível em: (o endereço eletrônico entre os sinais de < e >) / ponto
Acesso em: (data de acesso ao documento) (a indicação do mês deve ser abreviada) / ponto

OBS: Na ausência dos elementos edição, local, editora e data, continuar a referência a partir do item “Disponível em:”. (ver o terceiro e quinto exemplos).

Exemplos:

PRADO, M. Olha o olho da menina. Rio de Janeiro: LP&M, 1996. Disponível em:
<http://www.ipanema.com/livros/olha/cover.htm>. Acesso em: 10 jul. 1998.

ELETRONIC statistics textbook. Tulsa: Statsoft, 2001. Disponível em:
<http://www.statsoft.com/textbook/stathome.html>. Acesso em: 30 abr. 2001.

SANTOS, A. L. dos. O livro e as novas tecnologias. Disponível em:
<http://www.cce.ufsc.br/~alckmar/pos-grad/fortaleza.html>. Acesso em: 1 maio 2001.

CASTRO, I. (Org.). Cardiologia: princípios e prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Disponível em: <http://www.cardio-cd.com.br>. Acesso em: 28 abr. 2001.

FERRAZ, N. Dosimetria da pena. Disponível em:
<http://www.iaccess.com.br/~ferraz/penas>. Acesso em: 29 abr. 2001.

DICKENS, Charles. O limpador de botas. [S.l.]: Virtual Books, 2003. Disponível em:
<http://virtualbooks.terra.com.br>. Acesso em: 17 maio 2003.

Tipo de documento: Artigo de revista (em meio eletrônico/ consulta on-line)

Elementos essencias: autor (es) do artigo, título do artigo, título da publicação, local de publicação, número do volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, data ou intervalo da publicação, endereço eletrônico e a data de acesso.

Último sobrenome do autor do artigo (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor do artigo (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título do artigo / ponto. Se houver subtítulo use dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Título do periódico (em itálico e iniciais em maiúsculo) / vírgula
Local de publicação (se houver) / vírgula
Volume ou Ano / vírgula (se for volume – usar a abreviatura v.)
(se for ano – usar a palavra por extenso)
Fascículo ou Número / vírgula (em ambos os casos usar a abreviatura n.)
Data de publicação (mês abreviado e ano) / ponto
Disponível em: (o endereço eletrônico entre os sinais <>) / ponto
Acesso em: (data de acesso ao documento) / ponto

Obs:
1) Pode ser necessário substituir informações de volume, fascículo, período de tempo abrangido pelo fascículo e outras partes, por outra forma de divisão, característica do meio eletrônico.
2) Na ausência dos elementos local, volume, ano, fascículo, número e data, continuar a referência a partir do item “Disponível em”:

Exemplos:

SOUZA, Claudete Maria Schüssler de; MARQUES, Lucimar Soranzo. A contribuição da literatura infantil para a criança hospitalizada. Revista de Psicologia Catharsis, São Paulo, set./out. 2002. Disponível em: <http://www.revistapsicologia.com.br/index2.htm>. Acesso em: 17 maio 2003.

VALENTE, José A.; ALMEIDA, Fernando J. de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, n. 1, set. 1997. Disponível em: <http://gmc.ucpel.tche.br/rbie-artigos/nr1-1997/valente.htm>. Acesso em: 10 abr. 2003.

Tipo de documento: Matéria ou artigo de jornal (em meio eletrônico/consulta on-line)

Elementos essenciais: autor (es), título da matéria ou artigo, título do jornal, local de publicação, data da publicação, seção, caderno ou parte do jornal, paginação correspondente, endereço eletrônico e data do acesso ao documento.

Último sobrenome do autor do artigo ou matéria (em maiúsculo) / vírgula
Nome ao autor do artigo ou matéria (iniciais em maiúsculo) / ponto
Título do artigo ou matéria / ponto. Se houver subtítulo usar dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Título do Jornal (em itálico e iniciais em maiúsculo) / vírgula
Local de publicação / vírgula
Data do jornal / ponto (a indicação do mês deve ser abreviada)
Disponível em: (o endereço eletrônico entre os sinais de <>)
Acesso em: (data de acesso ao documento) (a indicação do mês deve ser abreviada) / ponto

Obs: Matéria de jornal não assinada: a referência deve iniciar pela primeira palavra do título em maiúsculo (ver o segundo exemplo).

Exemplos:

BARSETTI, S. Atletas famosos ampliam ajuda a carentes. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 6 set. 1999. Disponível em: <http://www.estado.estadão.com.br/edição/pano/99/09/05/esp978.html>. Acesso em: 30 abr.2001.

INFLAÇÃO menor permitirá liquidez. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 31 mar. 1999. Disponível em: <http://www.estado.com.br>. Acesso em: 10 jul. 1999.

LINS, R. N. Amor e sexo: para onde vamos? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 set. 1999. Disponível em: <http://www.jornaldobrasil.com.br>. Acesso em: 10 jul. 1999.

Documentos em meio eletrônico (disquetes e CD-ROM):

Tipo de documento: Livro (em meio eletrônico – CD-ROM)

Elementos essencias: autor (es), título, edição, local, editora, data, endereço eletrônico e data de acesso.

Último sobrenome do autor (em maiúsculo) / vírgula
Nome do autor (em maiúsculo) / ponto
Título (em itálico) / ponto. Se houver subtítulo use dois pontos
Subtítulo (se houver) / ponto
Edição (abreviada) / ponto
Local / dois pontos
Editora / vírgula
Data / ponto
Suporte do documento: indicar o volume de CDs

Exemplos:

SPINELLI JUNIOR, Jayme. Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, [200-]. 1 CD-ROM.

Regras Gerais:

Regras gerais de apresentação das referências

1. A referência deve ser elaborada, seguindo a ordem dos elementos essenciais, descrita de forma particular, para cada tipo de documento.

2. As referências são alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples entre as linhas, e com espaço duplo entre uma referência e outra.

3. O recurso tipográfico itálico, utilizado para destacar o título das referências, foi adotado pela UNORP, diante das opções que a norma permite. Os recursos tipográficos permitidos pela norma são: negrito, grifo ou itálico.

4. Os prenomes e outros sobrenomes dos autores são indicados por extenso, com as letras iniciais em maiúsculas. A norma permite também que sejam indicados de forma abreviada, apenas com as iniciais em maiúsculas. A UNORP adotou a forma de indicação dos nomes por extenso.

Exemplo: ROCHA, Mírian Queiroz e não ROCHA, M. Q.

Para complementar esse trabalho, cabe acrescentar como sugestão, a consulta à bibliografia pertinente ao assunto, que servirá como suporte para a elaboração de referências. A obra encontra-se disponível para consulta e empréstimo no acervo da biblioteca da UNORP.

CRUZ, Ana maria da Costa; PEROTA, Maria Luiza L. Rocha; MENDES, Maria Tereza Reis. Elaboração de referências (NBR 6023/2002). 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2002.

Regras gerais de ordenação das referências

Em relação à ordenação das referências, os sistemas mais utilizados para a elaboração das listas são: o alfabético (ordem alfabética de entrada) ou numérico (ordem de citação no texto).

1. No sistema alfabético, as referências são reunidas no final do trabalho, do artigo ou do capítulo, em uma única lista, em ordem alfabética, não levando em consideração a ordem das citações no texto.

Exemplo:

No texto:

Mediante análise empírica no âmbito da neurologia, Damásio (1996) supera a visão dicotômica que separa a razão da emoção e constata que os sentimentos são elementos constituintes da razão.

André (2001) revela que a pesquisa é indispensável na formação profissional do professor e que ele deve também se envolver em projetos de pesquisa-ação em sala de aula.

O trabalho monográfico caracteriza-se mais pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático (Severino, 1996, p. 104).

Na lista de referências:

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ______ (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Paipurus, 2001. p. 55-69.

DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

2. No sistema numérico, a lista de referências deve seguir a mesma ordem numérica crescente apresentada no texto. Nesse caso, usar a numeração na margem esquerda (não em expoente, como consta no texto) e em seguida a referência completa.

Exemplo:

No texto:

A tese é escrita de maneira convencional e impressa em formato padrão e depois submetida à apreciação de uma comissão julgadora e defendida publicamente1.

Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata2.

Na lista de referências:

1 VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira, 1999.

2 CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 9. ed. São Paulo: Ática, 1997.

Observações referentes a autoria:

1. Regra geral: Indicar o último sobrenome do autor, transcrito em letras maiúsculas. Os prenomes e outros sobrenomes são indicados logo após a vírgula, com as iniciais em letras maiúsculas.

Exemplo: ROCHA, Mírian Queiroz.

2. Autores brasileiros, de sobrenomes compostos.
Exemplo: CASTELO BRANCO, Camilo.

3. Autores com sobrenomes designativos de parentesco.
Exemplo: MÁTTAR NETO, João Augusto.

4. Autores com sobrenomes ligados por hífen.
Exemplo: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith.

5. Dois autores: Indicar os dois autores separados por ponto e vírgula (;).
Exemplo: REA, Louis M.; PARKER, Richard A.

6. Três autores: Indicar os três autores separados por ponto e vírgula (;).
Exemplo: MARCANTONIO, Antonia Terezinha; SANTOS, Martha
Maria dos; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza.

7. Mais de três autores: Indicar o primeiro autor e a expressão et al. (e outros).
Exemplo: SOUZA, Dorotéia Rossi Silva et al.

8. Entidades coletivas (Associações, Institutos, Fundações,…): Indicar o nome da instituição por extenso em maiúsculas.
Exemplo: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Obs: Duas ou três entidades são separadas por ponto e vírgula. Mais de três entidades, indicar a primeira e a expressão et al.

9. Organizador, coordenador, compilador ou editor nas coletâneas de vários autores: Quando constar na página de rosto a indicação de responsabilidade pelo conjunto da obra, indicar o nome do responsável, seguido da abreviação, conforme o tipo de participação, sempre no singular.
Exemplo: WITTER, Geraldina Porto (Org.).
BERNE, Robert M.; LEVY, Matthew, N. Levy (Ed.).

Observações referentes ao título e subtítulo:

1. Regra geral: O título deve ser transcrito integralmente, em itálico. Todas as palavras do título são escritas em minúsculas, com exceção da primeira palavra (com a inicial em maiúscula) e nos casos em que o título apresenta nomes próprios.
Exemplo: Tratado de metodologia científica.
Metodologia científica para cursos de Economia e Direito.

2. Subtítulo: O subtítulo é transcrito após o título, separado por dois pontos (:), sem destaque em itálico.
Exemplo: Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução.

3. Títulos extensos: Os títulos e subtítulos longos podem ser suprimidos (as últimas palavras), desde que não seja alterado o sentido. Nesse caso usar reticências.
Exemplo: ROCHA, Mírian Queiroz. As novas técnicas de pesquisa: aplicadas às ciências humanas, sociais e da saúde, voltadas para projetos de pesquisa…

4. Na ausência de autoria, a referência deve iniciar pelo título. O título deve ser transcrito com a primeira palavra em maiúsculas e não deve ser utilizado o recurso gráfico do itálico.
Exemplos: AS MONOGRAFIAS são indispensáveis nos cursos de graduação no Brasil

Observações referentes a edição:

1. Edição: A indicação da edição deve ser transcrita de forma abreviada (abreviatura dos numerais ordinais e da palavra “edição”, ambas na forma adotada na língua do documento).
Exemplo: 3. ed.
5th ed.

2. Primeira edição: Somente mencionar a primeira edição se especificado no documento. Caso contrário não fazer menção a primeira edição.
Exemplo: 1. ed.

3. Abreviaturas: Observar as indicações complementares da edição, que devem ser mencionadas de forma abreviada, em minúsculas, conforme indicações a seguir.
Revisada = rev.
Ampliada = ampl.
Aumentada = aum.
Revista = rev.
Exemplos: 3. ed. rev. e aum.
15. ed. rev. ampl. e aum.

4. Reimpressões: As reimpressões não são indicadas na referência.

Observação Importante: A edição não pode ser referenciada como o exemplo a seguir: Ex: 2a. ed.

Observações referentes ao local:

1. Regra geral: Indicar o local da publicação com as iniciais em maiúsculas.
Exemplo: Rio de Janeiro

2. Mais de um local para uma mesma editora: Mencionar apenas a primeira cidade indicada ou a cidade em maior destaque.

3. Sem local de publicação: Quando a cidade não está indicada no documento e também não pode ser identificada, usar a expressão sine loco, abreviada e entre colchetes. A expressão Sine loco significa sem local.
Exemplo: [S.l.]: Editora

Quando a cidade não está indicada no documento, mas pode ser identificada, deve constar da referência, entre colchetes.
Exemplo: [Rio de Janeiro]: LTC

4. Os homônimos de cidades são especificados com o acréscimo da sigla do estado.
Exemplo: Viçosa, MG
Viçosa, RJ

Observações referentes a editora:

1. Regra geral: Mencionar a editora logo após o local, separando as informações por dois pontos (:).
Exemplo: São Paulo: Atlas
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan

2. Quanto ao nome da editora: O nome da editora deve aparecer na referência tal como consta no documento. Abreviar prenomes e eliminar palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para identificação.
Exemplo: F. Alves e não Francisco Alves Editora
Atlas e não Editora Atlas S. A.
Alínea e não Editora Alínea
Ed. UFPR e não Editora UFPR

3. Duas editoras: Indicar os nomes das editoras e as respectivas cidades, de acordo com as duas formas abaixo:
Exemplo: Rio de Janeiro: LTC; São Paulo: Atlas (duas editoras/duas cidades)
São Paulo: Atlas: Nobel (duas editoras/mesma cidade)

4. Três ou mais editoras: Indicar a primeira editora ou a que estiver em destaque.

4. Sem editora: Quando a editora não for identificada, usar a expressão sine nomine, abreviada e entre colchetes. A expressão sine nomine significa sem nome).
Exemplo: Rio de Janeiro: [s.n.]

Mas, se o nome da editora puder ser identificada de alguma forma, deve constar da referência, entre colchetes.
Exemplo: Petrópolis: [Vozes] [São Paulo: EDUSP] Identificado o local e a editora

5. Sem local e sem editora: Quando o documento não indicar o local e nem a editora, usar as expressões sine loco e sine nomine num mesmo colchete.
Exemplo: [S.l.: s.n.]

6. Quando a editora é a mesma instituição ou pessoa responsável pela autoria e já tiver sido mencionada na referência, não indicar novamente (após o local).
Exemplo: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA.
Manual de estágios e relatórios de pesquisa. São José do Rio Preto, 2001.

Observações referentes a data da publicação:

1. Regra geral: Indicar o ano da publicação usando algarismos arábicos. Não utilizar ponto e espaço para transcrever o ano.
Exemplo: 1978 e não MCMLXXVIII (não usar números romanos)
1978 e não 1.978 (não usar ponto)
1978 e não 1 978 (não usar espaços)

2. Sem data: Quando não constar explicitamente a data da publicação, mas puder ser identificada de alguma maneira, deve constar na referência, entre colchetes.
Exemplo: [1984]

3. Na ausência total de informações sobre a data, estabelecer uma data conforme as indicações a seguir.[1980 ou 1981] um ano ou outro[1970?] data provável[ca. 2000] data aproximada[198-] década certa[198-?] década provável[17–] século certo[17–?] século provável

Observações referentes a paginação:

Regra geral: O número de páginas é indicado com a abreviatura “p.”. Não usar “pág.”.

Exemplo: p. 30-45. e não pág. 30-45

TRABALHOS ACADÊMICOS – APRESENTAÇÃO
NBR 14724

TÍTULO DA NORMA : Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.
AUTORIA: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DATA : 30.12.2005
VÁLIDA A PARTIR DE: 30.01.2006

A norma estabelece os critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição de ensino. Essa apresentação é definida pela própria instituição, designando uma banca, uma comissão examinadora de professores ou mesmo designando especialistas para a avaliação do trabalho acadêmico. A norma se aplica para os trabalhos acadêmicos relacionados a seguir:

  • tese;
  • dissertação;
  • trabalho de conclusão de curso (TCC);
  • trabalho de conclusão de curso de especialização;
  • trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento;
  • trabalho de graduação interdisciplinar (TGI).

Ao abordar as especificações da NBR 14724, torna-se necessário primeiramente, ressaltar algumas definições especificadas na norma, imprescindíveis para o entendimento do estudo sobre os trabalhos acadêmicos.

Tese – Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para o especialista em questão. É feito sob a coordenação de um orientador ( doutor ) e visa à obtenção do título de doutor, ou similar.

Dissertação – Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador ( doutor ), visando à obtenção do título de mestre.

Trabalhos Acadêmicos – Documento que representa o resultado de estudo , devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. São tipos de trabalhos acadêmicos: Trabalho de conclusão de curso (TCC) Trabalho de graduação interdisciplinar (TGI), Trabalho de conclusão de curso de especialização e/ ou aperfeiçoamento.

Neste item do Manual on-line, daremos ênfase ao Trabalho de Conclusão de Curso, especificamente à elaboração da monografia. A biblioteca oferece, a seguir, os padrões exigidos para a elaboração da estrutura da monografia. O objetivo é auxiliar a comunidade acadêmica na elaboração da monografia, exigência da Unorte ao término dos cursos de graduação e pós-graduação.

Para dúvidas ou esclarecimento adicional, entrar em contato com a professora Mírian Rocha, através do endereço eletrônico biblio@unorte.edu.br.

O manual online consiste num instrumento de trabalho, elaborado pela Biblioteca da UNORTE. Trata-se de um recurso informacional eletrônico, de modo que o usuário possa acessar informações que dão suporte para a elaboração e normalização do seu trabalho acadêmico. As informações aqui descritas têm como referencial as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), padrão utilizado pela UNORTE para os trabalhos acadêmicos. Eis as normas da ABNT contempladas no manual online: 

NBR 14724 (Trabalhos Acadêmicos), 

NBR 6022 (Artigos em publicações periódicas), 

NBR 6023 (Referências),

NBR 6028 (Resumo, resenha e recensão) e

NBR 10520 (Citações).

Incluímos as orientações da Ficha Catalográfica e Levantamento Bibliográfico. Todas as normas da ABNT encontram-se disponíveis na íntegra para os nossos usuários, acesso permitido pela biblioteca virtual Target GedWeb. Clicar aqui. Organizado por itens, o manual apresenta uma breve instrução das regras e oferece exemplos práticos. Os exemplos foram extraídos, aleatoriamente, do acervo da biblioteca da UNORTE e do acervo particular do grupo de estudos na área de Metodologia da Pesquisa. Para localizar a informação desejada, basta clicar nas abas especificadas a seguir:

“Nosso compromisso é atender as necessidades do usuário”.