Biblioteca Serviços 2023-02-13T16:20:15+00:00

Biblioteca Central

Regulamento

Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

A biblioteca do Centro Universitário do Norte de São Paulo (UNORTE) tem por finalidade atender a comunidade acadêmica: professores, alunos e funcionários. Como serviços de extensão, atende à comunidade em geral, no que se refere à disseminação e recuperação da informação, bem como nos cursos e projetos disponibilizados. 

Se caracteriza como um setor informacional que dá suporte aos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Atende aos critérios descritos nos parâmetros exigidos pelo MEC/INEP, descritos nos instrumentos de avaliação. 

Sua estrutura física, oferece e garante um ambiente em condições dignas e apropriadas à natureza dos serviços, e soma aproximadamente 2.127 m2.
Dispõe de amplo salão de leitura, salas de estudos em grupos, salas de estudos individuais, sala especial, sala de projetos, área para eventos e ambientes destinados ao atendimento do usuário. 

Sob a coordenação de bibliotecária Mirian Rocha, que atua na instituição desde 1994, a biblioteca conta com equipe capacitada aos atendimentos, considerando os serviços oferecidos.

Serviços oferecidos:

ACERVO IMPRESSO
Acessar
ACERVO ELETRÔNICO
PEARSON
TARGET GEDWEB

Serviço oferecido à comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) e à comunidade local. A biblioteca oferece ao usuário um acervo composto por obras de referência, livros, jornais, revistas, trabalhos de conclusão de curso, CD-ROMs, entre outros. Disponibiliza catálogos informatizados por autor, título, assunto, série e editora.

Acessar

Para a comunidade acadêmica oferecemos acervos virtuais através de contratos assinados com empresas parceiras. Atualmente, a biblioteca da UNORTE disponibiliza:

Biblioteca Virtual PEARSON – Plataforma de e-books universitários e profissionais. Acesso local e remoto, por meio de computador, tablet ou smartphone. Acervo multidisciplinar contendo mais de 30 selos editorias e mais de 12 mil obras. Veja o vídeo clicando no botão abaixo:

Video demonstrativo

TARGET GEDWEB – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. A biblioteca da Unorp disponibiliza para a comunidade acadêmica, toda a regulação técnica elencada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados: normas ABNT e outras, regulamentos, portarias, resoluções, etc.

A plataforma é responsiva e acessada de qualquer dispositivo. O buscador Target faz pesquisas especializadas em bases de dados próprias, rastreando e atualizando, diária e automaticamente (2x por dia), as regulamentações técnicas.

Video demonstrativo do cadastro no GEDWEB
Pearson
TARGET GEDWEB

O empréstimo é permitido para a comunidade acadêmica, devidamente cadastrada no banco de dados da Instituição de Ensino. O quadro a seguir, informa sobre as condições do empréstimo: prazo para devolução por categoria de usuário, quantidade de títulos e informações sobre multa por atraso na devolução. Acrescentamos que as obras de referência e os mapas não podem ser emprestados.

CATEGORIA DE USUÁRIO NÚMERO DE OBRAS PRAZO
Alunos de graduação 5 7 dias
Alunos de Pós-Graduação 5 14 dias
Funcionários 5 14 dias
Professores 7 21 dias

O serviço de renovação consiste em permitir ao usuário novo período de empréstimo, até que a leitura seja concluída. Cabe informar que as obras indicadas na solicitação de reserva não podem ser renovadas.

Vídeo sobre renovação de livros

Permite a possibilidade de empréstimo domiciliar de obras com demanda elevada de empréstimo.  A reserva obedece a um registro de pedidos organizado por ordem cronológica. As solicitações de reserva podem ser efetuadas diretamente no balcão da biblioteca ou via sistema informatizado da Biblioteca.

A biblioteca disponibiliza o acesso ao banco de dados de periódicos em formato impresso. Pelo título, o usuário também consulta os fascículos disponíveis em nossa biblioteca em formato físico. Considerando o avanço tecnológico e a possibilidades de maior acesso, poucas coleções impressas estão sendo atualizadas. Há prioridade em coleções em formatos eletrônicos.

Acessar
Acessar o AVA

A biblioteca disponibiliza neste ambiente, o acesso aos portais de periódicos eletrônicos. Esse serviço possibilita a consulta em bases de dados referenciais e de texto completo, onde o usuário tem acesso a vasta literatura científica publicada em artigos de periódicos. Muitos dos artigos podem ser acessados e impressos gratuitamente.

Repositório Institucional destinado para consulta das produções Acadêmicas dos cursos da UNORTE.

Observação: Devido a faze de integração com o sistema de  acervo eletrônico (GED) o sistema pode apresentar entre agosto e novembro/2022 alguma instabilidade.  Agradecemos sua compreensão.

Repositório Institucional

Possibilita a cópia de artigos de periódicos, dissertações e teses, armazenadas no acervo de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. O pedido de fotocópias pode ser efetuado diretamente no balcão de atendimento da biblioteca ou via e-mail, através do endereço eletrônico biblio@unorte.edu.br. Para solicitar o documento desejado, o usuário deve primeiramente, localizar a informação nos catálogos das instituições conveniadas e depois efetuar o pedido pela UNORTE. Para o serviço de comutação a biblioteca mantém convênio com as redes BIREME e COMUT.

A biblioteca oferece um manual de orientação on-line, sobre normalização de trabalhos acadêmicos. As normas da ABNT foram interpretadas e exemplificadas, com o intuito de facilitar a consulta não só de alunos e professores, como também de outros usuários interessados, que buscam informações pelo site da biblioteca. Informações sobre citações, referências, ficha catalográfica, entre outras, são disponibilizadas no manual. Esse serviço, institucionalizado pela Portaria nº 02/2003, foi implantado em abril de 2003. O manual está disponível para consulta. Clicar aqui.

Mediante solicitação pelo usuário, são orientações realizadas pela Biblioteca da Unorte, referentes aos recursos informacionais nacionais e internacionais, resultado de uma busca.   Consiste na elaboração de listas de referências, que remetem ao assunto da busca, com base num conjunto de informações fornecidas pelo usuário.

Pode ser solicitado in loco (no balcão de atendimento da Biblioteca) ou pelo endereço eletrônico (biblio@unorte.edu.br).
 
Prazo de devolutiva pela biblioteca –  de 72 horas a 10 dias. Irá considerar a demanda dos levantamentos solicitados, bem como a extensão da pesquisa a realizar. 

O Serviço de Aquisição da biblioteca segue as portarias:

  • Portaria nº 16, de 1 março de 2002, que regulamentam a Política de Aquisição e Atualização do Acervo;
  • Portaria nº 17, de 1 março de 2022 , que institui a Comissão de Aquisição para o Acervo.

O Serviço de Aquisição da Biblioteca disponibiliza o Formulário Eletrônico para a sugestão de compra de títulos (impressos ou virtuais), mediante a necessidade de inserção no acervo, considerando as atividades acadêmicas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

No que diz respeito à aquisição, esse é o primeiro passo, uma comunicação inicial para que a Biblioteca receba a sua solicitação. Após análise pela Biblioteca, o pedido seguirá os passos seguintes. A saber:
  • as solicitações procedentes dos alunos e professores serão encaminhadas para os respectivos coordenadores dos cursos envolvidos; os coordenadores decidem junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso; caberá à coordenação validar ou não a solicitação, mediante justificativa e encaminhar o parecer final para a biblioteca.
  • as solicitações procedentes de usuários da comunidade, passarão pela análise do Bibliotecário, que contará com o apoio dos membros da Comissão de Aquisição para o Acervo da Biblioteca;
  • o usuário será comunicado, via e-mail, sobre o parecer final do seu pedido.
A disponibilidade na aquisição têm como pressupostos a análise e avaliação dos recursos da biblioteca e o constante estudo das necessidades dos seus usuários.
Clique aqui para acessar o Formulário de Solicitação de Compra e processar o seu pedido.
Projeto de extensão e de responsabilidade social criado, implantado e desenvolvido pela Biblioteca Central com o objetivo de promover o bem-estar, a felicidade e a cultura de paz.  Práticas biopsicofísicas, contemplativas e literárias, bem como exercícios que tragam o bem-estar e o autocuidado integram as atividades previstas no projeto:
  • a) exercícios de respiração;
  • b) práticas de mindfulness;
  • c) yoga;
  • d) automassagem;
  • e) meditação;
  • f) leitura literária de poemas.
Todas as atividades são gratuitas. Abertas para os colaboradores, professores e alunos da UNORTE, bem como para usuários da comunidade em geral.
As vagas são destinadas por semestre. Os interessados devem preencher o formulário de interesse e aguardar a devolutiva por parte da equipe.
 O Projeto está inserido nas atividades da Campanha da Responsabilidade Social da ABMES e recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável desde 2018.
Participe preenchendo o formulário abaixo:

Serviço oferecido à comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) e à comunidade local. A biblioteca oferece ao usuário um acervo composto por obras de referência, livros, jornais, revistas, trabalhos de conclusão de curso, CD-ROMs, entre outros. Disponibiliza catálogos informatizados por autor, título, assunto, série e editora.

Acessar

Para a comunidade acadêmica oferecemos acervos virtuais através de contratos assinados com empresas parceiras. Atualmente, a biblioteca da UNORTE disponibiliza:

Biblioteca Virtual PEARSON – Plataforma de e-books universitários e profissionais. Acesso local e remoto, por meio de computador, tablet ou smartphone. Acervo multidisciplinar contendo mais de 30 selos editorias e mais de 12 mil obras. Veja o vídeo clicando no botão abaixo:

Video demonstrativo

TARGET GEDWEB – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. A biblioteca da Unorp disponibiliza para a comunidade acadêmica, toda a regulação técnica elencada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados: normas ABNT e outras, regulamentos, portarias, resoluções, etc.

A plataforma é responsiva e acessada de qualquer dispositivo. O buscador Target faz pesquisas especializadas em bases de dados próprias, rastreando e atualizando, diária e automaticamente (2x por dia), as regulamentações técnicas.

Video demonstrativo do cadastro no GEDWEB
Pearson
TARGET GEDWEB

O empréstimo é permitido para a comunidade acadêmica, devidamente cadastrada no banco de dados da Instituição de Ensino. O quadro a seguir, informa sobre as condições do empréstimo: prazo para devolução por categoria de usuário, quantidade de títulos e informações sobre multa por atraso na devolução. Acrescentamos que as obras de referência e os mapas não podem ser emprestados.

CATEGORIA DE USUÁRIO NÚMERO DE OBRAS PRAZO
Alunos de graduação 5 7 dias
Alunos de Pós-Graduação 5 14 dias
Funcionários 5 14 dias
Professores 7 21 dias

O serviço de renovação consiste em permitir ao usuário novo período de empréstimo, até que a leitura seja concluída. Cabe informar que as obras indicadas na solicitação de reserva não podem ser renovadas.

Vídeo sobre renovação de livros

Permite a possibilidade de empréstimo domiciliar de obras com demanda elevada de empréstimo.  A reserva obedece a um registro de pedidos organizado por ordem cronológica. As solicitações de reserva podem ser efetuadas diretamente no balcão da biblioteca ou via sistema informatizado da Biblioteca.

A biblioteca disponibiliza o acesso ao banco de dados de periódicos em formato impresso. Pelo título, o usuário também consulta os fascículos disponíveis em nossa biblioteca em formato físico. Considerando o avanço tecnológico e a possibilidades de maior acesso, poucas coleções impressas estão sendo atualizadas. Há prioridade em coleções em formatos eletrônicos.

Acessar
Acessar o AVA

A biblioteca disponibiliza neste ambiente, o acesso aos portais de periódicos eletrônicos. Esse serviço possibilita a consulta em bases de dados referenciais e de texto completo, onde o usuário tem acesso a vasta literatura científica publicada em artigos de periódicos. Muitos dos artigos podem ser acessados e impressos gratuitamente.

Repositório Institucional destinado para consulta das produções Acadêmicas dos cursos da UNORTE.

Observação: Devido a faze de integração com o sistema de  acervo eletrônico (GED) o sistema pode apresentar entre agosto e novembro/2022 alguma instabilidade, agradecemos sua compreensão.

Repositório Institucional

Possibilita a cópia de artigos de periódicos, dissertações e teses, armazenadas no acervo de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. O pedido de fotocópias pode ser efetuado diretamente no balcão de atendimento da biblioteca ou via e-mail, através do endereço eletrônico biblio@unorte.edu.br. Para solicitar o documento desejado, o usuário deve primeiramente, localizar a informação nos catálogos das instituições conveniadas e depois efetuar o pedido pela UNORTE. Para o serviço de comutação a biblioteca mantém convênio com as redes BIREME e COMUT.

A biblioteca oferece um manual de orientação on-line, sobre normalização de trabalhos acadêmicos. As normas da ABNT foram interpretadas e exemplificadas, com o intuito de facilitar a consulta não só de alunos e professores, como também de outros usuários interessados, que buscam informações pelo site da biblioteca. Informações sobre citações, referências, ficha catalográfica, entre outras, são disponibilizadas no manual. Esse serviço, institucionalizado pela Portaria nº 02/2003, foi implantado em abril de 2003. O manual está disponível para consulta. Clicar aqui.

Mediante solicitação pelo usuário, são orientações realizadas pela Biblioteca da Unorte, referentes aos recursos informacionais nacionais e internacionais, resultado de uma busca.   Consiste na elaboração de listas de referências, que remetem ao assunto da busca, com base num conjunto de informações fornecidas pelo usuário.

Pode ser solicitado in loco (no balcão de atendimento da Biblioteca) ou pelo endereço eletrônico (biblio@unorte.edu.br).
 
Prazo de devolutiva pela biblioteca –  de 72 horas a 10 dias. Irá considerar a demanda dos levantamentos solicitados, bem como a extensão da pesquisa a realizar. 
Projeto de extensão e de responsabilidade social criado, implantado e desenvolvido pela Biblioteca Central com o objetivo de promover o bem-estar, a felicidade e a cultura de paz.  Práticas biopsicofísicas, contemplativas e literárias, bem como exercícios que tragam o bem-estar e o autocuidado integram as atividades previstas no projeto:
  • a) exercícios de respiração;
  • b) práticas de mindfulness;
  • c) yoga;
  • d) automassagem;
  • e) meditação;
  • f) leitura literária de poemas.
Todas as atividades são gratuitas. Abertas para os colaboradores, professores e alunos da UNORTE, bem como para usuários da comunidade em geral.
As vagas são destinadas por semestre. Os interessados devem preencher o formulário de interesse e aguardar a devolutiva por parte da equipe.
 O Projeto está inserido nas atividades da Campanha da Responsabilidade Social da ABMES e recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável desde 2018.
Participe preenchendo o formulário abaixo:

“Nosso compromisso é atender as necessidades do usuário”.