Faculdade, 4 motivos para fazer

Fazer ou não fazer faculdade, eis a questão! Embora muita gente cresça motivado a escolher uma profissão, há quem tenha dúvidas das vantagens reais de se fazer uma graduação.

As gerações passadas entendiam que a graduação era o primeiro passo para o sucesso profissional. As gerações mais recentes, no entanto, entendem que ter um diploma não é a única maneira de ser bem-sucedido, mas que há outras formas de se construir uma carreira.

É evidente que as mudanças na sociedade, como o acesso à informação via internet alterou a forma com que se adquire conhecimento, mas as instituições de ensino podem trazer benefícios para sua formação que vão além de apenas conseguir um emprego ou ter uma profissão.

A seguir, você confere 4 motivos pelos quais deve considerar fazer uma faculdade!

1. Fazer faculdade é diferencial em seu currículo

Se você já participou de seleção para uma vaga de emprego, passou pela experiência de preparar o seu currículo, você já deve saber, mas, em geral, destacamos a formação e a experiência para que o recrutador se interesse pelo perfil.

Normalmente, quem seleciona currículos vai buscar profissionais que sejam capacitados para assumirem as responsabilidades do emprego que está disponível. Há, sim, profissionais que não fizeram graduação e têm experiência e disposição para atuarem na área que têm interesse, mas um curso superior legitima esse conhecimento e destaca seu currículo entre os demais.

1. Quem tem ensino superior costuma ter salários maiores

Existem diversos profissionais sem curso superior que realizaram grandes feitos e se tornaram referência para nós. Seus nomes devem estar passando agora mesmo pela sua mente. Mas precisamos reconhecer que eles são exceção.

No dia a dia, as seleções de profissionais com maiores salários vão exigir, do mesmo modo, maior qualificação, e isso passa pelo curso superior. É uma decisão acertada não arriscar seu futuro profissional.

blog 4 motivos fazer faculdade - carreira

1. Fazer faculdade amplia as chances de networking

Mais do que matérias, livros, laboratórios e conhecimento acadêmico, um curso universitário promove encontro com profissionais que estão no mercado.

Seus professores, por exemplo, são profissionais que atuam ou já atuaram em empresas e podem dar recomendações a elas, caso estejam procurando por um colaborador com o seu perfil.

Outra possibilidade de networking são as feiras e semanas de curso em que você encontra grandes profissionais da área com quem pode conversar e estabelecer relacionamento.

blog-4-motivos-para-fazer-faculdade---networking

1. Um curso universitário possibilita crescimento e desenvolvimento pessoal

Um curso universitário possibilita que você se aprofunde em algo de que gosta ou com que tem interesse em trabalhar. E nesse processo, você aprende mais sobre o setor, sobre a importância de sua atuação na sociedade e aprende mais sobre si mesmo.

No Centro Universitário Unorp, por exemplo, entendemos a formação a partir do método 360, em que apostamos no desenvolvimento do aluno não só em relação às questões técnicas e acadêmicas, mas emocionais.

Afinal, conhecimento técnico é o mínimo que o mercado espera. É necessário, além disso, que você saiba se comunicar, expressar-se com assertividade, tenha capacidade de negociar e tenha inteligência emocional.

Como você pode ver, fazer faculdade vai fazer muito mais pela sua carreira e pelo seu desenvolvimento humano do que você pode imaginar. É uma gama de conhecimento que você teria de buscar sozinho, mas que está disponível integralmente em uma instituição de ensino.

Gostou desse conteúdo? Gostaria de dividi-lo com amigos que estão em dúvida sobre fazer faculdade? Compartilhe esse post com eles!

Confira os Próximos Eventos da UNORTE

Não há eventos se aproximando neste momento.

BEM-VINDO À UNORTE.

Fique por dentro das atividades, eventos e todos os acontecimentos da UNORTE.

Cadastre-se aqui para receber nossas novidades.

2022-04-13T22:18:53+00:00