Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Pós Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional 2022-10-31T17:17:44+00:00

Descrição do Projeto

Curso de Pós-graduação nas áreas de Psicologia e Pedagogia.
Modalidade: Híbrido
Investimento: 24 x R$480,00
0 Horas
de carga horária
Inscreva-se já
TIRAR DÚVIDAS

Se aprofunde nos mistérios do cérebro humano!

O Curso

A Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.

Objetivo

  • Compreender o papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola;
  • Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo;
  • Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.
  • Abordar atividades que avaliam e intervêm nos processos de aprendizagem procurando obter informações de todas as ciências que possam contribuir para formar o entendimento mais detalhado da aprendizagem de cada indivíduo.

Habilidades desenvolvidas ao final do curso

  • Formação para avaliar e intervir nas diversas demandas neuropsicopedagógicas norteadas por padrões técnicos.
  • Compreensão das causas, origens e consequências dos transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Reflexão da prática sobre a diversidade de cada indivíduo.
  • Postura e atuação ética frente às identificações, classificações, diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos de questões psicossociais, relacionadas aos transtornos do neurodesenvolvimento.
  • Propiciar formação específica em pesquisa e prática sobre os transtornos do neurodesenvolvimento.

Cronograma

Módulo I – Teórico

  • Introdução à neuropsicopedagogia: conceitos e atuação
  • Bases Neurobiológicas da aprendizagem
  • Neurociências Aplicada à Educação
  • Desenvolvimento Humano – Transtornos Psiquiátricos – TEA
  • Didática e Metodologia do Ensino Superior
  • Linguística: Aquisição da Linguagem Infantil
  • Educação Especial Inclusiva  Desenvolvimento e Comportamento Motor
  • Emoção e Comportamento Social: Neurologia do Adolescente
  • Habilidades Matemáticas – Discalculia
  • Neuropsicofarmacologia – CID  Metodologia de Pesquisa

Datas:

28/01/23  25/02/23  25/03/23  29/04/23  27/05/23  24/06/23 
29/07/23  26/08/23  23/09/23  21/10/23  25/11/23  16/12/23

Módulo II – Prática – presencial

  • Orientação para o estágio
  • Supervisão do TCC e estágio
  • Oficinas Neurossensoriais
  • Supervisão do TCC e estágio
  • Oficinas Motoras e psicomotoras
  • Estudo de Caso/PEI

Orientação e Supervisão de Estágio e TCC. (presencial)

Datas:

27/01/24 24/02/24 23/03/24
20/04/24 18/05/24 22/06/24

Entrega do estágio: Até 23/11/24

Entrega do TCC: Até 20/12/24

Atividades a serem entregues durante o curso:

  • Entrega de trabalhos das disciplinas
  • Estudos autônomos (indicações dos professores)
  • Projeto da pesquisa
  • Elaboração e entrega do TCC
  • Estágio Clínico
  • Estágio Institucional
  • Estudo de Caso e PEI-plano educacional individual

Módulo l: Base Teórica da Neuropsicopedagogia/Ementas (360 horas)

  • Neuroanatonomia
  • Neurofisiologia

Introduz as bases fundamentais do funcionamento do sistema nervoso, central e periférico. Estuda as relações entre as funções do sistema nervoso e os processos neurais de aprendizagem humana, bem como os fatores endógenos e exógenos que podem causar alterações nos processos neurais da aprendizagem humana.

  • Conceitos Básicos e Atuação Profissional

Discute o conceito de neuropsicopedagogia, as bases teóricas que a sustenta e a atuação profissional no contexto institucional e clínico.

  • Funções Corticais Superiores, Atenção e Memória.

Estuda o sistema sensorial e sua relação com os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção. Discute os processos de autorregulação (funções executivas) e os comportamentos de risco (influência socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono) e suas influências no processo de aprendizagem. As Relações entre a educação, dificuldades de aprendizagem e práticas neuroplasticidade.

  • Educação Especial Inclusiva: Legislação, Deficiências, TEA, Altas Habilidades

Discute a trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, acessibilidade, adaptações curriculares, tecnologia assistida; e paradigmas. Estuda as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Analisa a legislação brasileira (contexto atual) e as políticas públicas para a Educação Inclusiva

  • Transtornos Psiquiátricos, Síndromes; TEA.

Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, estuda os transtornos e síndromes segundo o DSM-V, CID-10 e CIF. Analisa os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada patologia. Discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem. Analisa e estuda as alterações comportamentais e a influência dos transtornos emocionais no processo de aprendizagem.

  • Entendimento das medicações utilizadas para transtornos mentais; nos transtornos do neurodesenvolvimento, em ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antidemenciais e outros, compreendendo seus efeitos, suas alterações químicas no cérebro e sua influência na aprendizagem.
  • Transtornos Motores e Abordagens Terapêuticas

 Entendimento dos processos de crescimento e desenvolvimento, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam; O movimento humano e suas relações com a prática e experiência. Os elementos básicos da Aprendizagem motora: Habilidades motoras, prática, estágios da aprendizagem, processamento de informação e tomada de decisão, feedback, atenção e memória. O sistema nervoso no movimento e o ajuste motor. Desenvolvimento motor e sua relação com os desenvolvimentos cognitivos e afetivos.

  • Neurologia do Adolescente

Estuda a base neurofisiológica da emoção e o modelo cognitivo do desempenho social que é mediado por habilidades sociocognitivas. Discute os instrumentos de avaliação e intervenção no trato com questões emocionais e do comportamento social que influenciam nos processos de aprendizagem e na vida adulta.

  • Linguagem, Leitura e Escrita

Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita. Discute a aplicação de instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita, compreensão leitora, interpretação e compreensão textual.

Transtorno Específico de Leitura e Escrita 

  • Estuda o desenvolvimento normal e patológico da Matemática. Discute a aplicação de instrumentos de avaliação da Matemática, contemplando conteúdos como numeracia, noções espaciais, cálculos, problemas, relacionando-os ao desenvolvimento das funções executivas.

Módulo ll – Estágio Clínico e Institucional Supervisionado (180 horas)

Neuropsicopedagogia Clínica estuda a anamnese e a sua importância desta na investigação do desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental, visando a um conhecimento global do sujeito que aprende. Analisa o material quantitativo e qualitativo a ser utilizado na avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.

Neuropsicopedagogia Clínica discute a seleção de instrumentos avaliativos a ser aplicado durante as sessões, tendo como referência os dados obtidos na entrevista inicial com os pais [anamnese] e a observação feita em contato com a criança/adolescente.

Neuropsicopedagogia Clínica discute as orientações básicas para o estudo de caso, visando ao plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. Executa o registro formal de todo o processo [elaboração do relatório clínico], de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.

CONTEXTO CLÍNICO discute os fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica: levantamento de hipótese diagnóstica por meio dos indicadores, delineamento de prognóstico e trabalho em equipe multiprofissional; e os fundamentos da intervenção neuropsicopedagógica: planejamento e etapas da intervenção, avaliação de resultados e trabalho em equipe multiprofissional.

Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica Institucional

Identifica, por meio de instrumentos de sondagem acadêmica, as dificuldades escolares dos alunos com o objetivo de inseri-los nos programas de apoio escolar e/ou, quando necessário, proceder ao encaminhamento para especialistas da área de saúde. Estuda e discute o modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e (K-RTI), visando a um programa para a identificação precoce direcionada a alunos com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.

Módulo-lll – Pesquisa e Extensão em Neuropsicopedagogia (180 horas)

Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.

Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas  do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.

Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno (TCC) e sua interface com as teorias que fundamentam à Neuropsicopedagogia e sua aplicação na prática.

Coordenação e Corpo Docente.

Profª. Angela Maria Traldi Cecato  (Coordenadora)

Profª.  Mª. Avelina Maria Moraes

Prof. Dulcinei Manzato Bernardo

Prof. Dr. Gilberto Emílio Nogueira

Prof. Dr. José Alexandre Bastos

Prof. Dr. José Robson Samara R de Almeida Junior

Profª. Melissa Murari

Profª. Drª. Renata de Oliveira Brito

Prof. Renato da Silva Santos

Profª.  Mª. Silvana Mantovani

Profª. Drª. Simone Aparecida Capellini

CURSOS DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÓS UNORTE

Aprimore sua Carreira e diferencie-se no Mercado.

Inscreva-se Já!

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

“ Obtive várias oportunidades ao longo do curso, isso fez com que eu continuasse com o meu curso e indicasse a instituição para as pessoas.


JAINE MIRANDA , ADMINISTRAÇÃO

A UNORTE mostrou ser mais que uma universidade, mas uma instituição em que os professores estão sempre juntos aos alunos, apoiando e nos incentivando a ser grandes profissionais.


JOÃO PARRA , AGRONOMIA

A UNORTE  mudou a minha vida, me preparando para a profissão que vou levar para o resto dela.


LARISSA MARIA , ARQUITETURA E URBANISMO

Graças a UNORTE, tive muitas vivências, experiências e aprendizados que levarei para a vida toda.


BEATRIZ GODOI , DESIGN DE INTERIORES

 Aprendo muito e sairei da faculdade mais preparada para o mercado de trabalho” 


LILIANE MARQUES , DIREITO

A UNORTE mudou minha vida para muito melhor, pois vou conseguir abrir uma visão muito maior de empreendedorismo ao concluir meu curso de engenharia civil.


TIAGO SOUZA DA SILVA , ENGENHARIA CIVIL

 A UNORTE contribui com nosso crescimento pessoal e emocional, importando-se não somente com nosso o conhecimento técnico, mas sim, com o todo.


A UNORTE me preparou para lidar com os desafios do dia a dia desenvolvendo soluções de forma assertiva e eficiente, para assim ter sucesso profissional na minha carreira como Engenheiro.


CRISTIAN GRAEL , ENGENHARIA ELÉTRICA

Além da grade curricular, os laboratórios da UNORTE são muito bem preparados e equipados com tudo que o aluno necessita na graduação.


LUIZA TAKADA , ENGENHARIA QUÍMICA

A UNORTE me levou a conhecer novas culturas e a fazer amigos. Aqui encontrei uma nova família


DOUGLAS COSTA , PSICOLOGIA

A UNORTE está me tornando uma profissional qualificada na área da estética, me fez querer crescer cada vez mais e sempre buscar mais conhecimentos sobre minha área.


A UNORTE oferece uma ótima infraestrutura e um excelente corpo docente, e com preços acessíveis. Através da faculdade UNORTE adquiri muitas experiências, assim podendo realizar meus sonhos na formação desejada.


YOHAN SILVESTRE , FISIOTERAPIA

“Escolhi a UNORTE por ser uma universidade tradicional de São José do Rio Preto, que busca a evolução de seus alunos com experiências e aprendizado.”


JÚLIA BOTTINO , GASTRONOMIA

Minha escolha foi UNORTE por conta da sua estrutura e seus professores renomados. Na UNORTE pude me aperfeiçoar onde eu queria e me abriu portas para realização do meu sonho, ser dentista.


GABRIEL NUNES , ODONTOLOGIA

Os dentistas que tomo como referência estudaram na UNORTE, e por serem excelentes profissionais, quis seguir seus passos. 


ISAAC ROSCHEL , ODONTOLOGIA