COMPETIÇÃO PROJETO PONTE DE PALITOS 2022

ENGENHARIAS UNORTE

Ensinar na prática, através de objetos, favorece a utilização do espaço coletivo para a discussão da temática.

Os alunos das turmas das Engenharias da Unorte desenvolveram uma competição com projetos de pontes utilizando palitos de picolé, refletindo sobre a possibilidade de alterar os modos de pensar e aprender.

A iniciativa visa incentivar os estudantes dos cursos das Engenharias para aplicação na prática dos conceitos adquiridos nas disciplinas de matemática e física e a análise do comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos, além de estimular a criatividade e a busca de novas informações para o cálculo de estruturas.

A proposta foi a construção de um modelo de ponte previamente projetada e finalizada a etapa de construção a ponte foi testada até seu colapso.

Durante a construção foi observado como uma estrutura trabalha, a função de cada cálculo para que a ponte suporte eficientemente o peso pré-estabelecido e se ela atende as especificações do projeto.

Nas fases de construção e testes, os alunos observaram, principalmente, como uma estrutura trabalha, como cada um dos vários membros componentes da ponte agem sob tração ou compressão e a função de cada cálculo para que a ponte suportasse eficientemente o peso estabelecido.

Por fim, seguindo a competição, os jurados analisaram a estrutura, estética e eficiência dos trabalhos, tendo como vencedor o aluno Leonardo Ramos Thomáz Santos, do 4º semestre, cuja ponte suportou 151kg.

Confira os Próximos Eventos da UNORTE

Não há eventos se aproximando neste momento.

BEM-VINDO À UNORTE.

Fique por dentro das atividades, eventos e todos os acontecimentos da UNORTE.

Cadastre-se aqui para receber nossas novidades.

2022-09-05T10:46:32+00:00